A Geografia Política
Por: Alielson Weyn • 20/8/2021 • Trabalho acadêmico • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 102 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Maranhão - UFMA Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso - Geografia
Disciplina – Geografia Política Docente - João Batista Pacheco
Discente – Alielson Weyn Santos Silva / 5º Período
19/06/2021
Atividade Referente ao Texto “GEOGRAFIA POLÍTICA E GEOPOLÍTICA”
QUESTÕES:
- Qual é o sentido da afirmação: “Geografia Política e Geopolítica não têm necessariamente os mesmos significados”!?
R= De modo geral, constata-se que a diferença entre essas duas expressões reside no método utilizado em cada expressão: a geografia política aborda as relações espaciais e características relacionadas ao poder do Estado, enquanto a geopolítica se baseia nas estratégias e relações internacionais dos Estados, suas soberanias e relações de poder.
O que você incluiria como “comuns” aos objetos (realidades pesquisadas) desses dois
ramos de conhecimento?
R= Pode-se considerar comum o estudo do surgimento do Estado e todos os seus procedimentos com mundo em geral, além de sua relação de poder, soberania e as demais relações com o espaço em que está.
Discuta: “(...) há oportunidades nas quais confundem” (...).
eopolíticas ́ e ́geografias políticas ́ se
R= Essa afirmação se dá pelo fato de ambos os estudos abordarem uma questão bem próxima uma da outra com relação ao conceito de Estado, porém cada uma aborda ramo diferente. A Geografia Política agrega um amplo e organizado estudo do espaço relacionado ao Estado, dando ênfase à posição geográfica (localização e situação), história de construção e afirmação de limites e fronteiras, potencial demográfico, bases políticas e institucionais, industriais e mercado, características étnicas, conflitos, políticas de gestão e desenvolvimento regional e local, impactos espaciais de articulações políticas, dentre outros; a Geopolítica aplica esses saberes políticos para fins de segurança e estratégia, tendo como fim a ampliação do mapa do poder, embora não prescindo do uso em gestão regional.
Discuta (faça a leitura do próximo tópico): “Geografia Política mais crítica e escolar: Geopolítica “não cientifica”, mas técnica e pragmática”.
R= Considerando que mesmo surgidas concomitantemente nas tensas ambiências de estabelecimento de limites, redefinindo fronteiras e hostilidade étnica e política da Europa, a geografia política e a geopolítica convergiram para estudos e/ou produções de representações espaciais (cartas ou mapas e suas multiescalas) com fins administrativos e educacionais, que se destacarão na expressão e conexão entre política e território.
Que argumentos são utilizados como delimitadores dos objetos dessas disciplinas?
R= O objeto da geopolítica de Rudolph Kjéllen “não é o estudo geográfico do país, em geografia física e em geografia humana, mas só e exclusivamente o território com organização política, isto é, o Reich” (BACKHEUSER, 1952, p. 34). Por outro lado, para os que insistiram em manter o caráter geográfico da Geopolítica, houve a imposição da vertente que se denominaria Geografia Política ou escola da “passagem política” (não em seu objeto atual) que segundo Mattos (1975) reuniu estudiosos como Whittlesey, Hartshor, J. Brunhes e Camille Vallaux e incorporou o homem à paisagem política.
Oliveira (1983:291) define o objeto da geopolítica como o estudo da dependência da política doméstica ou externa de um povo com o meio físico. Segundo Mattos (1975:101) Geopolítica é a arte de aplicar o poder aos espaços geográficos. Contudo, no bojo da reestruturação da Geografia Política contemporânea, libertada dos equívocos deterministas tradicionais, a Geopolítica passa a integrar o seu objeto, isto é, a Geopolítica continua sendo um ramo importante de análise espacial estratégica. Em outras palavras, a Geografia Política, munida de ferramentas de análises interdisciplinares, interpreta o cenário geopolítico planetário (este necessariamente incluído em seu objeto), além de um amplo leque de consequências nas organizações socioespaciais internas. Outro ponto importante que distingue a Geografia Política da Geopolítica, mesmo na sua fase contemporânea, é que esta última se encontra bastante influenciada pelos ingredientes positivistas da Geografia Física e a eminência dos interesses bélicos, o que pouco acontece com a Geografia Política que, ao entrosar-se com ciências sociais e humanidades, imprime discursos críticos e perceptivos mais próximos do entendimento das políticas demográficas, deslocamentos internos e externos, dos modos de vida, das privações, conflitos socioculturais e minorias étnicas.
...