A Geografia e meio ambiente
Por: custodio11 • 13/8/2015 • Projeto de pesquisa • 1.586 Palavras (7 Páginas) • 491 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Custódio Silvestre Gomes
RA: 1122817
Geografia e Meio Ambiente
Prof.ª Jucilene Galvão
Centro Universitário Claretiano
Pólo Santo André
2015
1 ) Apresente uma citação no formato ABNT do conceito de bioma e uma citação no formato ABNT do conceito de domínio morfoclimático e, na sequência, saliente as principais diferenças conceituais.
Biomas. É uma área de grandes dimensões com características em comum de clima, vegetação, fauna, hidrografia e solo. Visualmente apresenta uma paisagem vegetal de aspecto semelhante, apesar da diversidade de vegetação que os compõem, também podem se considerar uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macro clima, a fito fisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.
Domínio morfoclimático. É um conjunto espacial de certa ordem de grandeza onde existe uma coerência no aspecto do relevo, nos tipos de solo, na vegetação, no clima e na hidrografia. Ambos disponíveis por: (Alexandre e Camila Faria. Paisagem natural, bioma, domínio morfoclimático e ecossistema. Uma análise conceitual. http://www.infoescola.com/geografia/bioma. Que também se encontra disponível em http://www.infoescola.com/geografia/ biomas-dominios-e-ecossistema/) Acesso em 05/03/2015.
Diferenças Conceituais: O que observamos é um bioma que é formado por um “agrupamento de grandes porções de espaço”, assim podemos dizer que eles possuem umas características em comum, como clima, vegetação, fauna, hidrografia e solo, pois está voltado para uma conceituação de uma paisagem bem semelhante e com grandes dimensões. Também envolve os domínios morfoclimáticos o solo, vegetação, clima, relevo, hidrografia, etc., e observamos que é na conceituação deste, que realmente se leva em conta é a coerência entre os aspectos desses fatores, é como se fosse uma observação na escala maior, onde se pode aprimorar e se aprofundar na observação e descobrir a coerência existente naquela porção de espaço, é como se uma formação ou uma composição do relevo justificasse a hidrografia ou a vegetação ou até mesmo o clima, e vice-versa.
2 ) Apresente um mapa com os biomas indicados na Unidade 3 da obra Biogeografia (disponível no Material de Apoio) e descreva pelo menos três deles com suas principais características.
[pic 3]
Biomas de floreta equatorial: Ela ocorre na faixa equatorial do globo terrestre, e possui elevado índice pluviométrico com chuvas distribuídas por todos os meses do ano, possuem temperaturas pouco vaiáveis, com amplitudes térmicas inferior a 5° (com temperatura entre os 25° e 28° e raramente alcança 30°). O alto índice pluviométrico faz com que os solos desse tipo de bioma sejam pobres em nutrientes, porém é rápido na decomposição de matéria orgânica, devido à umidade e a grande concentração de microorganismos decompositores existentes, (isso é motivo de preocupação na preservação dessa floresta, tendo em vista que seu solo só se torna fértil por causa da floresta que fornece matéria orgânica).
A cobertura vegetal é heterogênea e bem densa o que dificulta o desenvolvimento de animais de grande porte, logo, o que ganha destaque em sua fauna são as aves, devido à grande quantidade de árvores frutíferas, alguns mamíferos, cobras, lagartos, macacos, entre outros. Há um destaque especial também para a mata pluvial de encosta, que faz referência à Mata Atlântica, que pertence a esse bioma, porém com características peculiares e diferenciadas das demais, entre essas características podemos citar as chuvas orográficas ou de montanhas, ocasionadas devido à declividade do relevo, o porte das arvores que geralmente não ultrapassam 30m de alturas e graças à altitude de 10 a 100 metros, possui a maior biodiversidade do planeta.
Biomas tropofíticos (savanas e serrados): Estão associados ao clima tropical com estações secas e úmidas e temperaturas que na média são maiores que 27°C e em invernos não são inferiores a 18°C. De acordo com a variação do clima, as savanas se subdividem em:
Savanas úmidas: Associadas ao clima tropical úmido, com períodos de seca se estendem de três a seis meses; estas apresentam solos mais úmidos, profundos, arenosos e lixiviador.
Savanas secas: Associadas ao clima semi-árido com períodos de seca se prorrogam seis a oito meses e precipitação de 500 mm a 800 mm;
Savana espinhenta: Que se localiza na faixa intertropical, onde o período de seca é mais prolongado, durando de oito a dez meses. Tanto a savana seca como a espinhenta apresentam solos ricos em nutrientes, porém não apresentam água.
As principais características da flora e das savanas é que estas se adaptam às duas estações, a seca e a chuvosas onde na segunda, realiza seu ciclo biológico e na estação seca, permanece em estado latente e sua flora é constituída por grandes herbívoros, o que faz com que haja uma grande quantidade de carnívoros também devido à quantidade de presas.
Biomas de vegetação de altitudes: Ela ocorre especialmente em áreas de cadeia montanhosas, sendo o clima determinado pela aluna altitude podendo chegar a 35°C diminuindo com o aumento da altitude, caracterizado por ventos intensos, neve e granizo que cobrem várias áreas nos meses mais frios, os solos apresentam-se muito rasos, arenosos, e com pouca matéria orgânica e a vegetação vai de arbustos até arvores e coníferas de pequeno porte, e com o aumento da altitude a vegetação que se percebe são gramíneas e pequenos arbustos e a fauna varia muito de acordo com as regiões do planeta.
...