TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geologia

Por:   •  19/6/2018  •  Exam  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

5. A orogênese é uma força horizontal, proveniente da colisão de placas tectônicas, que atua em rochas formando dobras ou enrugamentos. Têm-se como exemplo de orogenia os grandes dobramentos modernos, como a Cordilheira do Himalaia, Cordilheira dos Andes etc. Essas estruturas são formadas por dobras com concavidade pra cima, que é o sinclinal (vale), ou, dobras com concavidade pra baixo, que é o anticlinal (morros ou montanhas).

Já a epirogênese é uma força vertical que atua em camadas rochosas resistentes e com pouca plasticidade, provocando falhas em sua estrutura. Quando essas forças atuam, pode-se formar, ou não, desníveis no terreno. Se ocorrer o desnível proveniente da ação dessas forças verticais, afirma-se que aconteceu uma falha (paráclase). Dois exemplos desse caso são a Falha de Salvador e Maragagipe, que é notório observar desnível do terreno. Porém, se não houver nenhum desnível no terreno, pode-se denominar esse evento como uma fratura (diaclase). Essas fraturas dividem as formações rochosas em blocos.

6. Os principais minerais encontrados em rochas são: a mica, o feldspato e o quartzo.

7. Os minerais petrográficos são aqueles que participam da formação de rochas. São conhecidas mais de 2000 espécies de minerais, porém, apenas uma dezena dessa parte participa realmente da formação de rochas.

8. Os minerais possuem propriedades físicas como cor, brilho e traço. A cor depende dos diferentes comprimentos de onda de luz branca absorvidos pelo mineral. Já o brilho está relacionado com a quantidade de luz natural refletida pelo mineral, podendo ter um brilho metálico (como a pirite) e não-metálico (o que caracteriza grande parte dos minerais, como a dolomite). De forma não tão usual, utiliza-se o termo sub-metálico para caracterizar os minerais que possuem o brilho parecido com o metálico, porém, em menor intensidade, como no caso da volframite. Quanto ao traço, pode-se dizer que é a cor do pó que se obtém ao riscar o mineral numa placa de porcelana. Diversas espécies de minerais apresentam a mesma cor de traço, dessa forma, é possível afirmar que o traço é uma propriedade constante, enquanto a cor, é uma propriedade variável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com