A Influencia da Tecnologia no Brasil
Por: samuel2011evan • 6/9/2021 • Trabalho acadêmico • 769 Palavras (4 Páginas) • 110 Visualizações
Atividade 8ºano
A influência da tecnologia no Brasil
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.Atualmente, o país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.Ao se industrializar, o que ocorreu somente na década de 1930, a indústria encontrava-se concentrada na Região Sudeste. Ela só foi descentralizada, indo para as demais regiões, na década de 1970 em diante.Atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, com economia global forte e intensa participação capitalista global. Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo.Naquele mesmo momento, observou-se um declínio da principal atividade econômica do país (a produção cafeeira) e ocorreram fortes investimentos na produção industrial, isto é, em maquinários, transportes e portos no Brasil, favorecendo assim o avanço da industrialização brasileira. As primeiras indústrias do país estavam ligadas à extração mineral, produção de calçados, tecidos e alimentos.O quarto período acontece desde 1955 até os dias atuais. Foi marcado pelos projetos políticos instalados no governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), que promoveu uma intensa abertura econômica do país para as empresas multinacionais, ampliando fortemente a abertura de novas empresas, dos mais variados tipos, incentivando o consumo, o consumismo e a competitividade tanto interna quanto externa.O Brasil, a partir daí, pôde conhecer o mercado de consumo externo e integrar-se aos processos de exportação e comércio global. Alguns setores industriais não sofreram tantos investimentos, como o de tecnologia de ponta, o que tornou o Brasil um país dependente econômica e tecnologicamente de outras economias globais.Na década de 1990, o país experimentou um forte crescimento econômico industrial, o que resultou no aumento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gradativo aumento da qualidade de vida da população, bem como aumento do consumo. Esse fenômeno perdura até a atualidade, colocando o Brasil entre as maiores potências econômicas.
Atividade:
1-O processo de desenvolvimento da indústria no Brasil intensificou-se a partir do século XX. Desse modo, a industrialização brasileira
A) resultou em uma melhor distribuição de renda para toda a população. B) ocorreu de maneira tardia em relação aos países mais desenvolvidos.
C) derivou da instalação de grandes centrais de geração de energia solar. D) surgiu em razão do investimento privado na produção automobilística.
E) decorreu da intensa utilização de novas tecnologias na produção fabril.
2-Os anos 1930 marcam uma virada no processo de industrialização brasileiro. Nesse período, a indústria brasileira registrou um forte crescimento. São fatores que contribuíram para esse cenário o
A) investimento em energia limpa e a implantação de indústrias automobilísticas. B) papel das grandes empresas privadas na produção local e o uso de tecnologia. C) processo internacional de renovação da indústria e a preocupação ambiental. D) aumento da produção de petróleo e o emprego de trabalhadores qualificados. E) apoio estatal na produção industrial e a queda do volume da produção cafeeira.
...