TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  16/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  2.130 Visualizações

Página 1 de 2

MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA

Nome do (a) aluno (a): Jênerson Gonçalves da Silva

Curso: Pós-graduação em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóvel Urbano e Rural

Polo:

Matriz Analítica do Projeto de Pesquisa apresentada à Universidade Candido Mendes (UCAM) como requisito parcial obrigatório para a avaliação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico.

TEMA

Georreferenciamento de Propriedades Rurais utilizando o Google Earth: É possível?

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Utilização da ferramenta livre Google Earth Pro como mecanismo base para georreferenciamento de imóveis rurais

PROBLEMA

O grande custo dos projetos de georreferenciamento e o tempo demandado para a execução dos trabalhos de campo, faz surgir a necessidade de mecanismos menos desgastantes, mais práticos e consequentemente mais econômicos.

JUSTIFICATIVA

 

Devido ao alto investimento dispendido pelos proprietários de imóveis rurais, principalmente pelas exigências burocráticas, impostas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, surge a necessidade de um meio mais econômico para o desenvolvimento dos trabalhos de georreferenciamento no Brasil, e esse trabalho pretende investigar a viabilidade da utilização do software gratuito Google Earth, versão Pro, como base de comparação entre os dados coletados em campo via receptor gps.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

  • Evidenciar a viabilidade técnica e financeira da utilização do software gratuito Google Earth Pro, como ferramenta para a concepção de projetos de Georreferenciamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Verificar se há ou não margem de erros entre os pontos coletados por receptores gps e pelo software Google Earth Pro;
  • Avaliar os custos dos projetos de Georreferenciamento apresentados pelos levantamentos a campo e pelo Software Google Earth;
  • Evidenciar a diferença de tempo dispendida entre as coletas a campo e as coletas via Google Earth Pro.

METODOLOGIA

Par elaboração deste artigo, item necessário para obtenção do título de especialista, será realizada uma revisão de literatura, bem como coletas básicas de coordenadas, via software, neste caso, Google Earth Pro, na propriedade Fazenda Morrinhos, com 326 ha, localizada no município de Monte Alegre do Piauí, sul do Estado, há 751km da capital Teresina.

Essas coordenadas, serão analisadas via software gratuito do IBGE, o ProGrid, desenvolvido de modo a permitir a transformação de coordenadas entre os sistemas de referência oficiais em uso no Brasil: Córrego Alegre, SAD69 e SIRGAS2000. Em seguida através dos Softwares, gratuita por 60 dias do ArcGis 10.3, e versão acadêmica do AutoCad 2007, será feita a comparação via mapa produzido através das coordenadas geodésicas, para ser aferida a possível diferença nas dimensões da propriedade, entre as coordenadas obtidas, via Google Earth Pro, receptor gps navegação e receptor gps geodésico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (178 Kb)   docx (759.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com