A Responsabilidade Social e Meio Ambiente .
Por: Aninha Paes • 2/4/2015 • Seminário • 845 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
Faculdade Anhanguera Taubaté - Unidade 02[pic 1]
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Ana Cláudia Ribeiro Paes
2ºsemestre A Engenharia Civil
8403819890
Primeiramente, para o conceito de sustentabilidade se tornar algo concreto, é preciso de uma população bem informada, uma população educada para preservar o meio onde vivem. Esta educação deve primeiramente vir de casa, onde os pais educam os seus filhos corretamente em relação as atitudes tomadas quando se trata de preservação, os mesmos trocam as informações obtidas pelos pais com os amigos de escola, e da própria comunidade, em seguida as escolas, o município e o governo devem reforçar essa educação, ensinando e apoiando a população uma forma e uma ideia correta e simples de preservação. Assim essa atitude de preservar vai se concretizando cada vez mais, e tornando-se parte do dia-a-dia da população, as quais estas passarão a agredir bem menos o meio ambiente.
A ideia de preservação do meio ambiente, deve começar dentro de nossas próprias casas, onde tomamos atitudes corretas, em relação, ao lixo, a agua, ao óleo utilizado nas frituras, nas lâmpadas, e no consumo de energia. Com isso poderemos unir-se a nossa comunidade, e juntos fazermos o melhor para o local onde vivemos. Quanto mais pessoas unidas no meio em que vivemos, mais informações poderemos passar para outras pessoas, e assim ajudar cada vez mais na preservação do meio ambiente.
Minha Agenda 21:
- Tomar banho de forma consciente sem esbanjar agua;
- Quando possível trocar o carro pela bicicleta, ou ate mesmo ir andando, ou utilizar o transporte publico.
- Evitar o desperdício na hora que estiver lavando a louça ou escovando os dentes;
- Varrer a calçada ao invés de lavar;
- Escolher produtos menos agressivo com o meio ambiente;
- Separar o lixo reciclável;
- Usar de forma consciente o papel para que não haja desperdícios se possível utilizar frente e verso para maior economia
- Usar copos ou garrafas ao invés de copos descartáveis;
- Evitar deixar lâmpadas acesas sem necessidade, e fazer uso de lâmpadas econômicas.
- Colocar o óleo utilizado nas frituras em garrafas, e entregar nos locais de coleta.
Se cada ser humano, for informado sobre ter uma agenda 21, com atitudes que podem ser tomadas dentro de casa, eles irão querer cada vez mais ajudar a sua comunidade a também tomarem atitudes limpas. Somos bilhões de habitantes, a informação quando passada de 1 em 1, chegara a todos. Juntos da mesmo forma que “destruímos” o planeta, podemos faze-lo ou tentar ser o que ele era antes. Nos dias atuais já podemos sentir as causas do aquecimento global, e do efeito estufa. Cada vez mais estamos poluindo e desmatando, tirando animais do seu habitat natural, chegara um dia que a agua será rara, os animais poucos existiram. Haverá uma população que não conhecerá metade da beleza que nosso planeta nos presenteou e que os nossos ancestrais conheceram. Juntos podemos sim fazer a diferença, basta que essa informação chegue a todos.
A ideia de uma Agenda 21 nada mais é do que fazer um planejamento tanto para o governo quanto para a população, para resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos em que a nossa população vem convivendo cada vez mais. Por meio da análise dos objetivos gerais da Agenda 21, é possível traçar metas e apontar propostas pessoais, com o intuito de contribuir de alguma forma para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social e econômico, de maneira consciente. Se cada um fizer a sua parte, teremos uma população consciente de que temos que cuidar do planeta, que temos que construir uma população educada para preservar.
A partir da reflexão sobre o tema, foi possível trazer para o cotidiano algumas práticas que, contribuem de maneira significativa para o objetivo da Agenda 21.
E algumas práticas são mais simples de se adotar, como economizar água, evitar produtos considerados poluentes no meio ambiente e preferir produtos biodegradáveis, etc.
Já outras medidas necessitam mais da conscientização do ser humano para que possa ser feita, pois, representa uma mudança profunda de hábitos e modo de vida de cada um para que ela possa ser realizada de forma significativa o que, francamente, torna essas metas difíceis de serem alcançadas. Pelo fato de vivermos em um mundo moderno onde a tecnologia esta em tudo e todos vivem sem tempo para nada, sem falar no trânsito que cada vez fica pior e a agilidade cada vez mais necessária, e com isso fica muito difícil abrir mão dos veículos automotores para transporte.
...