A formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) Ciclo de Aprendizagem 3 (Portfólio 3)
Por: elisanapaiva • 5/12/2023 • Trabalho acadêmico • 5.923 Palavras (24 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1]
ELISANA GOMES DE PAIVA OLIVEIRA - 81930
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PRÁTICA –
A formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio)
Ciclo de Aprendizagem 3 (Portfólio 3)
PONTA GROSSA - PR
2023
1. Introdução:
O presente projeto de prática em geografia tem como objetivo investigar e analisar as experiências de dois professores em sala de aula, assim como os desafios encontrados por eles. Além disso, também será abordada a importância da formação continuada na área, visando a melhoria e o crescimento dentro da prática pedagógica. Através de entrevistas com os professores, busca-se compreender as dificuldades e agruras vivenciadas por eles no cotidiano escolar, assim como as estratégias utilizadas para superá-las. Dessa forma, espera-se contribuir para uma reflexão sobre a atuação do professor de geografia e a importância da formação continuada para a sua prática docente.
2. Objetivos do Estágio/ Prática - formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) (Ciclo 3):
- Ler e estudar os conhecimentos propostos no Ciclo de Aprendizagem 3, de acordo com o período estabelecido no Plano de Ensino.
- Aplicar o questionário a dois professores (anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio), à luz dos estudos realizados no ciclo 3, a respeito da formação inicial e continuada dos professores
- Compreender a importância da formação inicial e continuada do professor, bem como o indispensável compromisso docente com a sua formação permanente.
3. Fundamentação Teórica do Ciclo 3:
As políticas sociais, especificamente sobre política educacional, subintendi ser a resposta do governo e do Estado diante das condições de acesso, permanência e qualidade da educação nacional. A política educacional deve garantir os princípios da Republica estabelecidos no Século X X para uma sociedade democrática: laicidade, gratuidade, igualdade de oportunidades e de qualidade. A Constituição Federal de 1988 é a legislação fundante e fundamental da política educacional. Ela representa a educação como direito de todos, de ver do Estado e da família. A educação no Art. 205 representa mecanismo de desenvolvimento, tanto do indivíduo como da própria sociedade, em relação à cidadania e ao trabalho. Garantir o seu cumprimento é, também, uma função de todos nós.
No Brasil temos o Plano Nacional de Educação (PNE) que é um instrumento legal de planejamento que estabelece metas e diretrizes para a educação no Brasil em um período de 10 anos. Esse Plano é um importante instrumento para orientar políticas públicas na área da educação, pois define metas e estratégias para garantir o acesso, a permanência, a qualidade e a equidade na oferta educacional. Além disso, o plano visa assegurar a formação de cidadãos preparados para o exercício pleno da cidadania e o desenvolvimento sustentável do país. A proposta de tal Plano para pensar a organização da educação brasileira, em suas diferentes dimensões, para isso é necessário conhecer sua norma maior: a LDBEN 9.394/96, que estabelece as regras gerais para toda a educação nacional e sua legislação.
Outra base de estudo importante a ser contemplada nesse trabalho é sobre Planejamento e formação do professor. planejar a educação enxerga sua democratização e qualidade administrativa, pedagógica e social como uma tarefa complexa. Implica o comprometimento e participação de todos os envolvidos no processo. Deve ser uma ação conjunta, articulada e voltada para o médio e longo prazo e com investimento efetivo, processo contínuo, o qual inclui a reflexão sobre a realidade e o que se espera dela para o futuro, tendo em vista sempre quais são os problemas e que mudanças se pretende promover. Para que isso ocorra efetivamente cabe a um dos responsáveis desse emaranhado de informações ser capaz de compreendê-la e ser capaz de dar forma a todo processo educacional.
Pauto esse último parágrafo questionando sobre professoras e professores recém-formados e sua preparação para assuntos específicos do exercício de sua profissão. É necessário uma efetiva formação de base sobre os fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho e na capacidade de associar teoria e prática pedagógica, em benefício do processo de ensino-aprendizagem. a formação permanente torna-se imprescindível pois a própria natureza da profissão implica um movimento muito dinâmico e o constante aperfeiçoamento para o trabalho. A formação continuada dos professores no Brasil está relacionada à preocupação em atualizar o professor a suas ações à contemporaneidade.
4. Descrição detalhada, analítica e reflexiva do Estágio Supervisionado/Prática:
4.1 Estágio Supervisionado/ contato e aplicação de questionário junto a dois professores dos anos finais do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio
FORMAÇÃO CONTINUADA COM OS DOCENTES DO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO FRANCISCO DA SILVA REIS
Dia: 28/08/2023
Horário: 08:00h as 17:00h
Qual a atividade de formação continuada realizada pelos professores.
Estudo e Planejamento 3º trimestre de 2023.
Foi reunido todos os docentes juntamente com a gestão escolar compartilhada para tratar de assuntos relacionados à engajamento, frequência e aprendizagem dos estudantes.
O pedagogo responsável começou tal formação com esse parágrafo:
“Desenvolver relações saudáveis, é estar constantemente cientes das nossas responsabilidades, entendendo que nossas ações afetam o outro tanto positiva quanto negativamente. Vale sempre cultivar convivências baseadas na empatia e no real interesse, a fim de valorizar a diversidade de experiências, o diálogo e a cooperação.”
Foi com esse olhar contínuo para a escola que começou um diálogo, analisando os objetivos propostos para esse Estudo e Planejamento:
...