AD 1 GEOGRAFIA 1
Exames: AD 1 GEOGRAFIA 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lopesroberto • 23/2/2015 • 717 Palavras (3 Páginas) • 857 Visualizações
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA. 1 – 2014-2º SEMESTRE
Disciplina: GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO 1
1 – Como os fatos históricos e o desenvolvimento técnico interferiram e continuam interferindo na formação de conceitos na Geografia? (2,5)
A expansão marítima europeia, a ampliação do conhecimento do mundo, o desenvolvimento do conhecimento técnico e as mudanças na forma de pensar e interpretar o mundo são alguns dos fatores que interferiram na formação de conceitos na Geografia.
A geografia é a ciência que estuda o espaço. O espaço da sociedade humana, onde vivem homens e mulheres e, ao mesmo tempo, produzem modificações neste espaço, que está em permanente reconstrução é a preocupação da geografia. Indústrias, cidades, rios, agricultura, solos, climas, população e muitos outros elementos fazem parte do espaço geográfico onde a humanidade vive. Tudo neste espaço depende da natureza e do ser humano. A água, a madeira, o petróleo e todas as outras coisas existentes são elementos da natureza, mas a ação do homem reelabora e transforma esses elementos naturais ao fabricar os plásticos com o uso do petróleo, ao alterar mangues e edificar cidades, ao inventar meios de transportes para encurtar distancias. Desta forma, a geografia exerce um papel muito importante, pois é através dela que temos a possibilidade de refletir buscando uma compreensão ampla do mundo, desde o local onde moramos, nosso bairro até o planeta como um todo.
2- Opine sobre o MITO DA NEUTRALIDADE CIENTÍFICA, descrita na Apostila. (2,5)
Eu acredito que o Mito da Neutralidade Científica é a teoria de que a ciência é imparcial e construída a partir da simples observação de fatos e experimentos, dos quais se tiram as conclusões científicas. O termo “Mito” se deve ao fato de que a ciência não é tão imparcial. Os cientistas não só observam os fatos. É necessário que haja uma interpretação dessas observações e a mesma terá diversas interpretações, pois o ser humano está sempre aberto a mudanças. Ele não é um ser acabado.
3- Faça um paralelo dissertando e diferenciando as características de cada GEOGRAFIA: A tradicional e a Crítica. (2,5)
Os elementos constitutivos das principais correntes da geografia tradicional são o clima, a vegetação e o relevo.
A geografia tradicional trabalha de maneira estanque, sem nenhuma ligação com outras disciplinas. Além disso, utiliza memorização, mapas e livros sem questioná-los, considerando-os verdade absoluta. Nessa concepção, o homem não interage com o meio de modo a transformá-lo e ser transformado. Ele é apenas mais um componente do espaço, porém podemos observar que ele vive modificando o espaço conforme suas necessidades.
Já na geografia crítica, o princípio se volta para uma postura crítica frente à leitura geográfica da sociedade. O foco principal é transformar a geografia num instrumento de mudança social, denunciando, a partir dela, as desigualdades socioespaciais.
Tendo consciência dessas modificações, a escola precisa se adaptar à nova visão da geografia.
...