ANALISE POPULACIONAL
Por: custodio11 • 30/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.496 Palavras (6 Páginas) • 549 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Custódio Silvestre Gomes
RA: 1122817
Analise Populacional
Prof.ª André Barioni
Centro Universitário Claretiano
Pólo Santo André
2015
Pesquise quais foram os principais teóricos demográficos e descreva suas teorias. Procure relacionar os aspectos com os estudos geográficos.
Alfred James Lotka
[pic 3]
Alfred James Lotka (1880 – 1949)
Alfred James matemático e ucraniano era especializado em estastíticas e teve seu destino os Estado Unidos da América, ele foi considerado o fundador da democracia matemática e responsável pela teoria matemática da evolução. Ele se preocupava muito com a evolução energética, ele estudava e analisava calculadas toda a população e suas evoluções. Alfred James estabeleceu um variável relacionamento sobre as dinâmicas da população como: fertilidade, natalidade e a mortalidade, que foi conhecida como a dinâmica populacional.
Louis Henry Sullivan
[pic 4]
Louis Henry (1911-1991)
Louis Henry foi o pai da democracia da história e teve uma grande participação e contribuição na teoria da democracia com uma elaboração de dados e de uma coleção de informações que poderia proporcionar umas melhores condições das analises familiares, com estes dados poderia obter as informações para seus estudos sobre as taxas de diferenciadas como a de fecundidade, casamentos, natalidade e óbitos nos micros populações. Estes estudos sobre o métodos de resconstituição de família ficaram então conhecido mundial. Louis Henry para controlar a fertilidade ele teve de ser o responsável pelo o conceito da fertilidade natural.
Karl Marx
[pic 5]
Karl Marx (1818 – 1883)
Karl Max o filósofo alemão de onde muitos outros se espelharam nele, pois a parti dele vieram outros filósofos seguindo suas teorias, mas com a teoria demográfica o seu maior problema era a total desigualdade social e econômica, Max foi considerado o pai do socialismo, pois acreditava na igualdade para todos, Max tinha em mente que se estivesse uma melhor divisão de rendas e um democrático acesso aos bens de consumo os problemas da população pobre seria bem menos, ele também tinha uma visão a respeito dos pobres sobre sua acessibilidade aos estudos, á saúde e aos alimentos eles sairiam da miséria, pois teriam uma melhor oferta de mão de obra e a distribuição de renda seria melhor. Uma de suas teorias era que se as rendas fossem melhores distribuídas poderiam diminuir ou até mesmo acabar com a miséria. Atualmente é muito complicado analisar toda sociedade humana sem referir um maior ou menor grau de produção, mesmo que as pessoas sejam simpáticas a sua ideologia construída em torno de seus pensamentos intelectuais e principalmente em relação de seus conceitos econômicos.
Thomas Robert Malthus
[pic 6]
Thomas Malthus, economista inglês do século XIX
(1766 – 1823)
O economista e professor de história Thomas Malthus ficaram conhecidos, sobretudo pela teoria segundo a qual o crescimento da população tende sempre a superar a produção, o que torna necessário o controle da natalidade. Malthus queria ter o controle da população que vinha num crescimento disparado e os recursos não conseguiria suprir uma população tão grande, assim iria gerar uma nação de pessoas passando fome, misérias e mortes. Então Thomas achava que controlando a natalidade não haverá fome e nem miséria. Thomas então começou a fazer suas pesquisas obre dados demográficos e econômicos para mostra o problema que estava enfrentando na época que era a desigualdade do crescimento da população e dos recuros.
Envelhecimento da população brasileira: Uma contribuição demográfica.
Pesquisas sobre a população idosa constatou-se que as conseqüências do processo de envelhecimento da população nos países em desenvolvimentos são insuficientes tendo como relevância aspectos importantes como condições de saúde, aposentadoria e as condições das famílias em dá assistência para os idosos. Os pontos demográficos do envelhecimento no Brasil ainda são muito atuais, pois inicialmente foi colocada em questão a queda da fertilidade. Segundo os Encontros da Associação Brasileira de Estudos Populacionais a Abep, o envelhecimento da população brasileira só passou a ser considerado nas pesquisas em 1988, que levando em consideração podendo-se dizer muito recente. Grande parte dos trabalhos citados obteve como foco principal o suporte familiar, inclusão no mercado de trabalho, condições de saúde e por fim a mortalidade. Grandes partes dos estudos focam a pressão que o crescimento da população idosa tem como os gastos previdenciários, pois com a utilização dos serviços de saúde acaba gerando um alto custo.
...