AS ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Por: judai2018 • 12/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.342 Palavras (10 Páginas) • 152 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
GEOGRAFIA – 80h
[pic 3][pic 4]
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
A GEOGRAFIA
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:
- Quando frequentava o ensino fundamental, você gostava do ensino de Geografia? Justifique sua resposta.
Sim, achava interessante ver os mapas, para ter a noção do lugar onde vivemos.
- Faça uma relação dos assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos e que interferem na vida das pessoas.
Acredito que um dos assuntos mais importantes da atualidade é a água e qual sua quantidade no mundo. Entre outros como: clima, alimentação, região. A Geografia aparece para compreender as transformações a nossa volta.
- Em sua opinião, quais estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos poderiam ser utilizados para tornar mais prazeroso o ensino da Geografia?
Está cada vez mais difícil prender a atenção do aluno em sala de aula, então é preciso buscar recursos para deixar a aula mais dinâmica e participativa, para que os alunos se interessem pelo assunto que será trabalhado. Esses recursos podem ser através da televisão, vídeos, ilustrações, até mesmos os jogos educativos sobre o tema, tornando assim a aula mais agradável.
- Quando surgiram as primeiras ideias geográficas e quais eram seus objetivos?
Existe desde a antiguidade, as primeiras ideias geográficas surgiram pela necessidade do homem a se situar e desvendar os mistérios da natureza. Mas foi no século XIX, que a Geografia se tornou autônoma, passando a entender a forma e o tamanho real dos continentes e outros lugares da Terra.
- Explique as diferentes correntes geográficas: Tradicional, Pragmática e Crítica, evidenciando a forma como o ensino da Geografia é direcionado em cada uma delas.
A corrente Geográfica Tradicional consiste nas primeiras definições do que seria Geografia, e qual seria a análise de novos territórios, espaço e lugar.
Já a Pragmática, surgiu pela necessidade da exatidão, para intervenção na realidade, assim foram incluídos dados estatísticos, as regiões passaram a ser entendidas através de dados matemáticos. Sendo assim a Geografia Pragmática se manifestou de três formas: Geografia Quantitativa, Geografia Sistêmica e Geografia de Percepção. Por volta da década de 80 ocorreu outro movimento dentro da Geografia, geógrafos se preocupavam com mudanças que iam além da metodologia. Surgiu assim a Geografia Crítica, ela explica a organização do espaço em interesse dos modos de produção, ou seja, visando o interesse do homem e não mais do modo capitalista.
- Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista da Geografia Crítica, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.
A principal mudança proposta pela vertente marxista é a organização do espaço a partir do modo de produção, para que fosse organizado em função dos interesses do homem e não mais do modo de produção capitalista. Segundo Milton Santos, o espaço é a “morada do homem”, argumentava ainda que é necessário discutir o espaço social e ver a produção do espaço como objeto. “O objeto de estudo da Geografia é o espaço. ”
- Quando e onde surgiram as primeiras tendências geográficas, no Brasil?
As primeiras tendências geográficas no Brasil, nasceram a partir da década de 40, com a Fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia, quando professores licenciados passaram a ensinar Geografia, com a influência de Vidal de La Blache.
- Pesquise, em outras fontes, as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente-as em aproximadamente15 linhas.
Zona urbana ou cidade como conhecemos, são definidas pelo espaço do município que é destinada a construção de moradias, industrias, laser entre outros. A propriedade urbana tem o nome de lote ou terreno, e as construções precisam ser de acordo com a legislação municipal que regulamenta as construções.
Zona rural também chamado de campo, sitio, chácaras e fazenda, e a região que fica fora da cidade. Suas casas são construídas perto uma das outras, a maioria das pessoas que vivem na comunidade rural são chamados de agricultores ou pecuaristas. Os agricultores cuidam da lavoura, trabalham na terra, plantam, colhem e vendem seus produtos. Os pecuaristas são os que criam gados, cavalos, cabras, porcos e aves.
☞ Questões para saber mais e para os exames
Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.
- Por que a Geografia tem se mostrado tão desmotivante para o aluno? De que forma essa realidade pode ser modificada?
Porque ela fica focada nos livros didáticos, claro que é importante mais as vezes, acaba fugindo da realidade do que o aluno está vivendo, por isso, as vezes vem a dificuldade do aluno a entender. O professor deve trabalhar a forma lúdica dos alunos, tornar as aulas mais participativas, mais dinâmicas, motivar os alunos a ter interesse em querer pesquisar, se informar cada vez mais.
...