Alagoas
Seminário: Alagoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guizao • 12/9/2013 • Seminário • 844 Palavras (4 Páginas) • 318 Visualizações
Alagoas
Alagoas é um Estado brasileiro localizado na Região Nordeste, possui como capital a cidade de Maceió, que tem 932.748 habitantes.
O Estado de Alagoas possui uma área de 27.779,343 km2, nela se encontra 102 municípios, a população de todo e estado é de 3.120.494 habitantes. Os nativos desse estado são chamados de alagoanos.
Curiosidades
- O primeiro e segundo presidente do Brasil foi alagoano (Marechal Deodoro e Floriano Peixoto).
- Hermes da Fonseca foi outro presidente, com parentesco em Alagoas.
- Dos estados brasileiros Alagoas só é maior que Sergipe.
- Alagoas tem a maior concentração de renda do Brasil, os 10% mais ricos detêm mais de 50% da renda. A maior parte da renda pertence a 12 famílias.
- Alagoas tem o segundo maior rio do Brasil (São Francisco).
- Alagoas é o segundo maior produtor de cana do Brasil, atrás apenas de São Paulo
- O carro a álcool foi criado em Alagoas.
- Alagoas tem a segunda maior reserva de gás do Brasil, nenhuma termelétrica.
- No inverno 17:00 é escuro, no verão 4:30 está claro.
- Alagoas é um dos poucos estados com Mata Atlântica, com árvores de mais de 500 anos!
- O Quilombo dos Palmares foi um símbolo da luta contra a escravidão, ficava na cidade de União dos Palmares.
- O Aeroporto chama-se Zumbi dos Palmares.
- Alagoas é a segunda rota de turismo no nordeste atrás apenas da Bahia.
- No carnaval a população das cidades litorâneas chega a quadruplicar.
- O Ditado ''Fulano não tem eira nem Beira veio dessas cidades'', pois Eira e Beira eram degraus na parte superior das casas, os ricos tinham eira e beira, os médios eira ou beira, e os pobres nem Eira nem Beira!
- Collor não é alagoano, é carioca. Não é difícil ver Tereza Collor pela cidade, nem o Jorge Bandeira que tem um restaurante francês (Le Corbu).
Cultura
A cultura alagoana é baseada na culinária, no folclore e na tradição do artesanato e bordados que são considerados os mais ricos e variados do Nordeste, sendo produzidos em todos os quadrantes do estado. São trabalhos manuais que tem seus ensinamentos transmitidos por gerações, e que tem grande procura e valor tanto pelo mercado nacional como o internacional.
As peças são confeccionadas em palha, cerâmica, madeira, couro, casca de coco, fibra de bananeira, além dos tradicionais bordados de variados estilos e modelos, sendo a principal fonte de renda das comunidades de todo o estado de Alagoas.
Em Maceió, a capital, a referência do artesanato, na linha de bordados, é o bucólico bairro do Pontal da Barra, à margem da Lagoa Mundaú, onde os homens são pescadores e as mulheres exímias artesãs, que, em seus teares de madeira, produzem belíssimos desenhos em filé, renda e labirinto. Já os trançados de palha de ouricuri e cipó e as rendas singelezas podem ser encontradas na região do município de Água Branca, e tem a tradição de 5 e 30 anos respectivamente. Há também os produtos artesanais ligados à gastronomia, como por exemplo,
...