Programa Do Leite Em Alagoas
Trabalho Universitário: Programa Do Leite Em Alagoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dril • 6/1/2014 • 531 Palavras (3 Páginas) • 382 Visualizações
O PROGRAMA DO LEITE EM ALAGOAS FOI CRIADO EM 2002, COM O PROPOSITO DE ATUAR NO COMBATE A FOME E A DESNUTRIÇÃO DE INDIVIDUOS QUE ESTIVESSE EM SITUAÇÃO DE VUNERABILIDADE SOCIAL E/OU INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. CADA FAMILIA ASSISTIDA RECEBE 1 LITRO DE LEITE POR DIA E ESSA DISTRIBUIÇÃO E FEITA SEGUINDO OS CRITERIOS DO PROGAMA.
ALEM DE COMBATER A FOME E A DESNUTRIÇÃO, O PROGRAMA DO LEITE TEM COMO OBJETIVO O FORTELECIMENTO DOS SETORES PRODTIVOS LOCAIS E DA AGRICULTURA FAMILIAR A PREÇOS MAIS JUSTOS, AMPLIANDO A GERAÇÃO DE RENDA E CONSEQUENTEMENTE FOMENTANDO A CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NO ESTADO DE ALAGOAS.
O PROGRAMA BUSCA ATENDER A POPULAÇÃO CONSIDERADA ABAIXO DA LINHA DA POBREZA, PRESENTE NOS 102 MUNICIPIOS DE ALAGOAS. OS BENEFICIARIOS SÃO AS FAMILIAS COM RENDA PER CAPITA DE ATE ½ SALARIO MINIMO E QUE TENHAM, ENTRE SEUS MEMBROS, PESSOAS EM ALGUMA DAS SEGUINTES CONDIÇÕES:
1º-GESTANTES, A PARTIR DA CONSTATAÇÃODA GESTAÇÃO PELAS UNIDADES BASICAS DE SAUDE E QUE FAÇAM EXAME PRE-NATAL;
2º-CRIANÇA ENTRE 2 E 7 ANOS DE IDADE, QUE POSSUAM CERTIDÃO DE NASCIMENTO E QUE ESTEJAM COM CONTRLE DE VACINAS EM DIAS;
3º-NUTRIZ ATE 6 MESES APÓS O PARTO E QUE AMAMENTAM, NO MINIMO, ATE O SEXTO MÊS DE VIDA DA CRIANÇA;
4º-PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS;
5º-OUTROS, DESDE QUE JUSTIFICADOS E AUTORIZADOS PELO CONSELHO ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL-SESAN;
SÃO ATENDIDOS PELO OS AGRICULTORES FAMILIARES QUE POSSUEM A (DAP) DECLARAÇÃO DE APITIDÃO AO PRONAF (PROGRAMA NACIOAL DA FAMILIA), REGULAMENTADO PELO MNISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO, E QUE PARTICIPEMDAS AÇÕES DE ASSISTENCIA TECNICA, REALIZEM A VACINAÇÃO DE REBANHO, ESPECIALMENTE CONTRA A FEBRE AFTOSA, E QUE PRODUZAM NO MAXIMO 150 LITROS DE LEITE POR DIA.
AS AREAS DE ATUAÇÃO SÃO TODOS OS 102 MUNICIPIOS DO ESTADO, QUE ABRANGE AS REGIÕES DO ALTO E MEDIO SERTÃO, AGRESTE, VALE DO PARAIBA, BACIA LEITEIRA, GRANDE MACEIO, BAIXO SÃO FRANCISCO E LITORAL NORTE.
EM TODO ESTADO SÃO 63.500 FAMILIAS BENEFICIADAS PELO PROGRAMA E 3.200 PEQUENOS PRODUTORES DE LEITE CADASTRADO PARA O FORNECIMENTO.
TEM COMO RESULTADOS ESPERADOS:
*MELHORAR OS IDICADORES SOCIAIS DO ESTEDO DE ALAGOAS
*FORNECER O PRODUTIVO EM TODO O ESTADO;
*AUMENTAR O NUMERO DE AGRICULTORES FAMILIARES BENEFICIADOS, TOMANDO COMO REFERENCIA O TOTAL DE AGRICULTORES FAMILIARES EXISTENTES NO ESTADO;
*MELHORAR EM 100% A QUALIDADE DO LEITE OFERTADO;
* AUMENTAR EM 50% A QUALIDADE GENETICA DO REBANHO BOVINO E CAPRINO.
ESSE PROGRAMA E REALIZADO PELA SEAGRI (SEGRETERIA DE AGRICULTURA) , EM PARCERIA COM O MISTERIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL(MDS) E ENVOLVE A AQUISIÇÃO DE 80 MIL LITROS DE LEITE DIA(DADOS MAIS RECENTES), DE AGRICULTORES FAMILIARE.
EM ALAGOAS, O PROGRAMA OBJETIVA A DISTRIBUIÇÃO DE 1 LITRO DE LEITE DIA, PARA CADA BENEFICIARIO POR FAMILIA. E TEM POR FINALIDADE PRINCIPAL E AGREGAR VALOR A PRODUÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES E MINIMIZAR A FOME E A DESNUTRIÇÃO DAS FAMILIAS DOS 102 MUNICIPIOS ALAGOANO.
...