TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fontes de Energia

Por:   •  28/9/2015  •  Seminário  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

-1ª revolução industrial

FONTES ENERGÉTICAS: carvão

A partir do século XVIII, a ciência passou a investir em um processo de evolução que mudou a vida do homem. Serviu basicamente para o setor industrial, desenvolvendo o  capitalismo. Denominamos com a 1°RI.

Uma das características dessa revolução foi a utilidade do carvão como meio de fonte de energia e a partir daí desenvolveram simultaneamente a máquina a vapor e a locomotiva. Ambos foram determinantes para dinamizar o transporte de matéria-prima, pessoas e distribuição de mercadorias, dando um novo panorama aos meios de se locomover e produzir.

PAISES PIONEIROS: Inglaterra

A Primeira Revolução Industrial ocorreu primeiramente na Inglaterra, no final do século XVIII início do século XIX, após um tempo outros países como França, Bélgica, Holanda, Rússia, Alemanha e Estados Unidos ingressaram nesse novo modelo de produção industrial.

FASES DO CAPITALISMO: capitalismo comercial.

O capitalismo comercial consolidou-se com base nas trocas comerciais. Buscava-se o enriquecimento por meio da acumulação de metais preciosos (metalismo). Foi o período do Mercantilismo. Diversos aspectos da geografia de muitos países são, ainda hoje, reflexo desse período.

-2ªRevolução industrial

FONTES ENERGÉTICAS: eletricidade e o petroleo

O modelo estipulado no século XIII, pelos donos de industria, precisava de inovações,por isso,  a partir de 1870, uma nova onda tecnológica sedimentou a chamada Segunda Revolução Industrial.

O objetivo era de construir maquinas que reduzissem os custos e o tempo de fabricação de produtos que pudessem ser consumidos em escalas cada vez maiores.

Nessa nova etapa, o emprego da energia elétrica uma das maiores invenções. A eletricidade já era conhecida um pouco antes dessa época, mas tinha seu uso restrito ao desenvolvimento de pesquisas laboratoriais. Contudo, passou a ser utilizada como um tipo de energia que poderia ser transmitido em longas distâncias e geraria um custo bem menor se comparado ao vapor.

O petróleo, que antes tinha somente uso para o funcionamento de sistemas de iluminação, passou a ter uma nova utilidade com a invenção do motor à combustão. Com isso, ao lado da eletricidade, este mineral passou a estabelecer um ritmo de produção mais acelerado. 

PAISES PIONEIROS: EUA e Alemanha

Esta segunda revolução industrial que está por trás de todo desenvolvimento técnico, científico e de trabalho que ocorre nos anos da Primeira e, principalmente, da Segunda Guerra Mundial.

FASES DO CAPITALISMO: capitalismo industrial

Numa segunda etapa, a industrialização se expandiu, permitindo a multiplicação das indústrias ampliando a classe operaria (proletariado) e se internacionalizou o sindicalismo. O êxodo rural, se fez presente nessa fase, onde muitas pessoas estavam abandonando suas terras, para uma vida melhor nas cidades.

-3ª revolução industrial

FONTES ENERGÉTICAS: Energia nuclear, energia eólica, solar, biocombustivel

Nesta fase, há uma grande desvalorização dos trabalhadores, os quais perdem os seus empregos para robôs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com