As Guerrilhas Na Colômbia
Pesquisas Acadêmicas: As Guerrilhas Na Colômbia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maahsouza • 23/10/2013 • 327 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
Surgimento
A Guerra Civil colombiana eclodiu em 1964, na América Latina. Este conflito envolveu as forças conservadoras e as socialistas. Estas forças lutavam para ter o domínio sob o país. Esta guerra não teve um desfecho terminante, e até nos dias de hoje se revela no cotidiano do governo colombiano.
População
Ao se pensar no caso colombiano, ao contrário do que coloca o governo, as guerrilhas possuem apoio de certas instituições (como partidos e movimentos de esquerda) e de parte da população, visto que sua ideia de luta por justiça social e combate à corrupção continuam vivas devido à realidade de abusos e violência contra a população que se encontra no país, quando ainda nos dias atuais o discurso das guerrilhas ainda diz muito da realidade e das esperanças dessa população, não se configurando, portanto, em uma cultura política em contradição com a realidade e que, consequentemente, corra o risco de deixar de existir. Miriam Jimeno, diretora do grupo de pesquisa Conflito Social e Violência da Universidad Nacional de Colombia, disse que os sequestros passam uma imagem ruim das FARC e do ELN, enfurecem a população e prejudicam o processo de paz.
As Farc caíram em descrédito com a população colombiana, que via nessa organização uma alternativa para reparar as desigualdades sociais no país. Pesquisas indicam que a maioria dos habitantes é contrária à atuação das Farc.
Os colombianos também não têm dúvida sobre o assunto: as mais recentes pesquisas de opinião realizadas no país mostram que 93% da população se opõem às Farc. Desde 2000, quando o Instituto Gallup começou a monitorar o conceito do grupo terrorista entre os colombianos, a rejeição se mantém acima dos 87%.
Porém, tanto governo quanto guerrilhas estão dando sinais da busca pela paz percebendo que quem mais sofre com essa guerra civil é a população, que além de sofrer com os conflitos armados, é negligenciada por um governo cujos maiores esforços são para a luta contra as guerrilhas. Dessa forma começam as negociações pela paz.
...