TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tics e o papel do professor

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

As novas tecnologias e o papel do professor

Estamos vivenciando um momento de muita transformação, com os processos de globalização e a constante evolução dos equipamentos de TI (Tecnologia de Informação), mais precisamente os computadores e celulares, a rapidez da circulação que se propaga uma notícia mesmo em nível mundial é imediata, hoje o educador não pode ficar parado no tempo, pois, corre o risco de ser atropelado pelos próprios alunos que possuem acesso a esta nova realidade. Não basta visar à capacitação dos estudantes para futuras habilitações em termos das especializações tradicionais, mas antes se trata de ter em vista a formação dos estudantes em termos de sua capacitação para a aquisição e o desenvolvimento de novas competências, em função de novos saberes que se produzem, preparando para poder lidar com novas tecnologias e linguagens, capaz de responder a novos ritmos e processos. Essas novas relações entre conhecimento e trabalho exigem capacidade de iniciativa e inovação e, mais do que nunca, isso coloca novas demandas para a escola.

Sendo assim, faz-se necessária uma proposta educacional que tenha em vista a qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes. O ensino de qualidade que a sociedade demanda atualmente se expressa aqui como a possibilidade de o sistema educacional vir a propor uma prática educativa adequada às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade brasileira, que considere os interesses e as motivações dos alunos e garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.

O professor precisa trazer novas metodologias de ensino para a sala de aula, deixando de trabalhar somente com o livro didático e com assuntos que não tem conexão com a realidade dos alunos. Isso acaba por gerar desinteresse pelas aulas seja qual for a disciplina, nesse contexto, é preciso aproximar o aluno da sua própria realidade, fazer relações com o seu cotidiano e ambiente social para que eles possam, a partir daí, interpretar diferentes realidades. Com essa abordagem local, fica mais fácil, posteriormente compreender fenômenos que ocorrem em uma escala mais ampla.

Palavras implícitas:

  •  Hoje o educador não pode ficar parado no tempo – significa que algum momento o educador se acomodou e não realizou mudança em seu trabalho;
  • ... mas antes se trata de ter em vista a formação dos estudantes... – significa que primeiro é necessário ensiná-lo, para que possa após ter aprendido a colocar o que aprendeu em desenvolvimento.
  • O ensino de qualidade que a sociedade demanda atualmente... – significa que a nova sociedade cobra qualidade de ensino e a antiga não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com