Bacia do rio jiquiriça
Por: marcost2t • 26/9/2015 • Dissertação • 563 Palavras (3 Páginas) • 1.676 Visualizações
IF-Baiano Campus Santa Inês
Docente: Danussa Campos
Disciplina: Hidrografia
Discente
Turma: Geografia 2013.2
Bacia do Rio jiquiriçá
A água é fundamental para a vida no planeta, segundo as estatísticas 70% do planeta é composto por água, porém apenas 2,5% é de água doce e desses 2,5% aproximadamente 98% está no subterrâneo. Ou seja, a quantidade de água para o uso do homem é muito pouca perto da quantidade total de água existente no planeta.
A Bacia Hidrográfica do rio Jiquiriçá, que se localiza na região centro leste do Estado da Bahia, ela ocupa aproximadamente 6.900 km²,sua nascente é no município de Maracás e deságua no Oceano Atlântico, apresenta características climáticas diversificadas, sua bacia hidrográfica é constituída por 25 municípios, são eles: Maracás, Lajedo do Tabocal, Planaltino, Lafaiete Coutinho, Itiruçu, Iaçu, Jaguaquara, Irajuba, Itaquara, Nova Itarana, Cravolândia, Brejões, Milagres, Itatim, Santa Terezinha, Elísio Medrado, Amargosa, São Miguel das Matas, Santa Inês, Ubaíra, Jiquiriçá, Mutuípe, Laje, Jaguaripe e Valença. Ao longo do percurso do rio, da sua nascente até o encontro com o mar são encontradas vegetação de caatinga, Mata Atlântica ambas bastante degradadas pela ação antrópica.
Segundo a lei n. 9.433/1997 A água é um “bem finito e vulnerável”, sendo necessário “se adotar medidas para a sua conservação e preservação”. Porém não é isso que está acontecendo, ao longo dos anos ela vem sendo degradada pela ação do homem, os impactos ambientais sobre o solo, a fauna e a vegetação e principalmente a poluição dos rios fazem com que haja uma perca muito grande dos recursos hídricos da região. Os principais fatores que estão causando a degradação desta bacia são, utilização de processos agropecuários inadequados, desmatamentos, processo adiantado de erosão, ausência de planejamento urbano e municipal. As águas que antes tinham bastante volume a cada dia que passa está desaparecendo deixando a região mais seca e menos exuberante. Além dos problemas ambientais, os problemas como o uso de agrotóxicos, dos esgotos que são lançados no rio sem nenhum tipo de tratamento têm contribuído para causar impactos na saúde da população, aumentos os riscos de doenças.
Para solucionar esses problemas seria necessário um estudo da área degradada e fazer uma restauração da mata ciliar que se encontram as margens do rio, uso da ocupação adequada do solo, pois podem ocorrer cheias e atingir as áreas que foram ocupadas inadequadamente, tratamento e destinação dos resíduos sólidos no qual muitos desses são lançados em lugares inadequados, conscientizar a população a ter um consumo consciente da água, trabalhar nas escolas com jornal escolares sobre o tema da preservação dos recursos hídricos, palestras com a população de cada município e uma parceria dos municípios para criar projetos de revitalização da bacia.
...