CHILE
Tese: CHILE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natioliv • 11/11/2014 • Tese • 1.015 Palavras (5 Páginas) • 283 Visualizações
CHILE
A palavra aimará chili, que significa "confins da Terra", deu nome à república sul-americana do Chile, que se encontra praticamente isolada do resto do continente pela grande muralha dos Andes.
ÁREA: 756.626 km²
CAPITAL: Santiago do Chile.
POPULAÇÃO: 17,09 milhões (estimativa 2010).
MOEDA: Peso chileno.
NOME OFICIAL : República do Chile ( República de Chile).
NACIONALIDADE: Chilena.
DATA NACIONAL: 18 de setembro (Dia da Independência do Chile).
GOVERNO: República Presidencialista.
PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Sebastián Piñera.
DIVISÃO ADMINISTRATIVA: 14 regiões e uma área metropolitana.
LOCALIZAÇÃO: sudoeste da América do Sul.
IDIOMAS: espanhol (oficial)
RELIGIÃO: cristianismo 87,5%, agnosticismo 7,7%, ateísmo 2,4%, outras 2,4%.
ECONOMIA
Uma das mais importantes atividades econômicas do Chile é a exploração de minério.
Moeda: Peso Chileno
Composição do PIB por setor da economia: serviços (59,5%), indústria (37%) e agricultura (3,5%) - (estimativa 2012)
Força de trabalho (2012): 8,2 milhões de trabalhadores ativos.
Taxa de desemprego: 6,4 % (2012)
Principais produtos agropecuários produzidos: uvas, maçãs, peras, cebolas, trigo, milho, aveia, pêssego, alho, feijão, carne, frango, lã, peixes.
Principais produtos industrializados produzidos: cobre, lítio, alimentos, processamento de pescado, ferro e aço, produtos de madeira, equipamentos de transporte, cimento, tecidos.
Principais parceiros econômicos (exportação): China, Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul, México e Brasil.
Principais parceiros econômicos (importação): Estados Unidos, China, Argentina, Brasil e Coréia do Sul.
Organizações comerciais que participa: Aliança do Pacífico, OMC, APEC e Mercosul (como associado).
A piscosidade das águas territoriais do Chile permitiu o desenvolvimento de uma importante indústria pesqueira. Os portos de pesca mais importantes são os de Arica e Iquique. Dentre as espécies capturadas destacam-se a enchova, a sardinha, o atum e os mariscos.
RELIGIÃO
A colonização espanhola introduziu o CATOLICISMO, que rapidamente se transformou na religião predominante. Com Pedro de Valdivia desembarcou no Chile o capelão Rodrigo González de Marmolejo, que deu início à evangelização. Em 1550 chegaram os religiosos da Ordem de Nossa Senhora das Mercês e, pouco depois, os franciscanos, dominicanos e jesuítas, que fundaram vários colégios.
Em 1818, depois da independência, o catolicismo foi reconhecido como a religião oficial do estado. A partir de 1878, porém, vários governos empreenderam uma campanha de laicização que culminou na constituição de 1925, que estabeleceu a separação entre igreja e estado.
EMBORA A MAIORIA DA POPULAÇÃO CHILENA SEJA CATÓLICA, existe uma importante colônia protestante (o grupo mais numeroso é o da Igreja Evangélica), que entrou no país durante a penetração européia do século XIX. No norte do Chile, um setor da população indígena segue tradições religiosas de tipo animista.
CULTURA CHILENA
A cultura chilena foi bastante influenciada pelos costumes europeus. Isto se deu devido ao modo europeu de ensino da população chilena, que durou por séculos.
O ESPORTE MAIS POPULAR E PRATICADO PELA POPULAÇÃO É O FUTEBOL. Porém o basquete, o surfe, e o “Sky” também são bastante praticados. O RODEO É O SEU ESPORTE NACIONAL, ele consiste em dois cavaleiros, os chamados huasos, e seus respectivos cavalos, na qual devem conseguir parar um touro em um cerco que se chama Medialuna.
Sua culinária é bastante famosa por seus vinhos. Entre as comidas temos as provenientes do mar, o “seafood” é bastante popular pela abundância de peixes. Tem influências italianas, espanholas, alemãs.
Muitas ruas de cidades chilenas conservam seu patrimônio arquitetônico, sob forma de casas, edifícios e casas do país. Abriga também uma série de museus
...