Conhecendo o Microscópio Óptico
Por: marcos123425 • 26/4/2019 • Relatório de pesquisa • 557 Palavras (3 Páginas) • 550 Visualizações
FACULDADE SANTA TEREZINHA – CEST [pic 1]
CURSO DE NUTRIÇÃO
Conhecendo o microscópio óptico
São Luís
2019
1. INTRODUÇÃO
É através da pratica que conhecemos a célula, unidade estrutural que forma os corpos de todos os seres vivos. Com o auxílio de uma boa lente de aumento é claro, pois a olho nu não se consegue ver, se faz necessário o uso das lentes de aumento como as que existe no microscópio ópticos.
O microscópio é muito importante para a pesquisa científica, isto porque a maioria dos seres vivos são microscópicos, e a menor unidade dos seres pluricelulares macroscópicos só podem ser observados com o auxílio desse equipamento.
Para observação das células animais foram usadas com o auxílio de um palito, a superfície interna da bochecha, passada na lâmina e coberta com a lamínula. Sobre o referido material foi colocada umas gotas de azul de metileno e este pronto para ser examinado no microscópio. Porém conseguiu observar com nitidez a célula da mucosa bucal com aumento de 4x, 10x e 40X;
O corante azul de metileno mostrou-se de grande ajuda para destacar as membranas citoplasma e o núcleo.
Do tecido retirado da bochecha e colocado para observação no microscópio. Foi observado estruturas circulares espalhadas por membranas, mais conhecidas por células. No interior de cada uma continha uma estrutura bem menor, com um azul mais intenso denominada núcleo celular. Por reagirem com substâncias como o azul de metileno, os núcleos ficam bem evidentes e foi possível ser vistos individualizados como uma bolinha, porque são delimitados pela carioteca, uma membrana conhecida também por envelope nuclear.
A carioteca (do grego karyon, núcleo e theke, invólucro, caixa) é um envoltório formado por duas membranas lipoprotéicas cuja organização molecular é semelhante as demais membranas celulares.
2. OBJETIVO
Conhecer as estruturas, aprender e a manusear o microscópio óptico e os seus componentes. Além de observar as células da mucosa oral.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
Lamina
Lamínula
Azul de Metileno
Lenço de Papel
Microscópio
Palito
3.1 METODOS
Raspou-se com o palito a superfície interna da bochecha, passando para a lamina sendo coberta pela lamínula sem fazer muita força.
Aplicou duas gotas de azul de metileno ao longo de suas bordas da lamínula. Com ajuda do papel, aspirou na margem oposta até a infiltração do corante.
Após todo esse procedimento, se levou a lâmina ao microscópio.
4. RESULTADOS
- QUAIS AS PARTES DA CELULA OBSERVADA?
R= A MEMBRANA PLASMÁTICA, O CITOPLASMA E O NÚCLEO.
- COMO SE APRESENTAM AS CELULAS NA LAMINA PREPARADA?
R= AGLOMERADAS.
- COMO DE DENOMINA O TECIDO DO QUAL RETIRAMOS AS CELULAS?
Referenciia
LACERDA, G. A. O microscópio de luz. Disponível em: < http://guibiologia.blogspot.com.br/2012/08/pratica-01-o-microscopio-de-luz.html>
PALEARI, L.M. Células animais e vegetais
observadas ao microscópio óptico. Disponivel em: < http://luciamariapaleari.blogspot.com/2015/07/celulas-animais-e-vegetais-observadas_5.html>
...