Dados Avaliativos De Diagnóstico Da Escola
Por: Rosa2024 • 17/6/2024 • Projeto de pesquisa • 4.325 Palavras (18 Páginas) • 47 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
II - Iniciativas ligadas aos resultados educacionais: acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da educação básica com ingresso no ensino superior.
TRABALHAR PARA QUÊ?
EXPLORANDO O UNIVERSO DO MUNDO DO TRABALHO
ROSÁLIA MARIA DE SOUSA
EEEFM ECI PROFESSOR CRISPIM COELHO
CAJAZEIRAS/PB/2023
SUMÁRIO
|
1.1 Dados avaliativos de diagnóstico da escola ................................................. 4 |
|
|
|
|
|
|
|
ANEXOS ............................................................................................................... 14 |
[pic 3]
- APRESENTAÇÃO
O presente projeto foi pensado para realização na Escola Cidadã Integral Professor Crispim Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras, alto sertão paraibano, que compõe o quadro de escolas da 9ª GRE, do estado da Paraíba. A escola aderiu ao modelo das ECIs em 2019 e atualmente conta com 25 professores e 390 alunos. Os estudantes estão divididos em 12 turmas, desde o sexto ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio.
Hoje, a escola recebe um considerado número de matrículas e tornou-se referência em ensino de qualidade na região, atraindo, inclusive, alunos oriundos da rede privada como fruto de um trabalho de excelência promovido pela equipe escolar. O objetivo da escola tem sido oferecer uma educação de qualidade pensando no projeto de vida dos alunos.
Este projeto que tem como título “Trabalhar para quê? Explorando o Universo do Mundo do Trabalho” dedica-se a, para além de apresentar respostas, fazer apontamentos reflexivos e necessários para (e com) os estudantes ao ver-se o mundo do trabalho como algo concreto, possível e essencial e não algo utópico ou distante.
O projeto em questão, que se destina aos estudantes da terceira série do Ensino Médio, se faz fundamental em um contexto contemporâneo em que o significado e a natureza do trabalho estão em constante transformação. Diante das rápidas mudanças tecnológicas, sociais e econômicas, os alunos enfrentam uma variedade de escolhas e desafios relacionados à carreira que muitas vezes são complexos e multifacetados.
Esse cenário atual complexo gera nos estudantes, muitas vezes, uma visão desmotivadora no qual eles se enxergam como incapazes ou fadados a assumirem profissões limitantes longe dos seus sonhos. Assim, a ideia deste projeto dialoga com um cenário específico. Os alunos precisam ser encorajados a analisar criticamente as motivações por trás de suas escolhas.
A Legislação de diretrizes e bases da educação nacional apresenta como uma das finalidades da educação a formação cidadã e a qualificação para o trabalho. Entendemos que esta instrução para o trabalho não é uma ação a ser desenvolvida somente nas escolas técnicas, mas se efetiva a partir do momento em que todos os componentes curriculares e as diversas ações da escola trabalham habilidades. Contudo, formar para o trabalho também se efetiva com projetos como este. Ciavatta (2005) aponta que formar para o trabalho é formar cidadãos. Além de enxergar como uma ação vital no sentido humano (BERTOLDO, 2015) é uma atividade criadora (criativa), conforme reflete Naves (2014).
Uma das premissas do modelo das ECI é a “Educação Profissional e Inovação” que não pode ser compreendida como uma premissa a ser movimentada somente nas ECIT, mas também nas propedêuticas, pois a preocupação sobre o mundo do trabalho não se registre a qualificação profissional, mas conforme aponta as Diretrizes das Escolas Cidadãs deste ano (PARAÍBA, 2023), formar para o trabalho é pensar o estudante de forma integral e isso requer múltiplas habilidades sociais, humanas, culturais entre outras.
A ECI Crispim Coelho está localizada numa região periférica da cidade de Cajazeiras e é circundada por bairros antigos e conjunto de habitações populares (favelas). Contudo, o alunado da escola não se restringe a indivíduos desprovidos de renda financeira, pois considerando a positiva visibilidade da escola na cidade, estudantes de todos os bairros e vários estratos sociais procuram a escola.
Os estudantes, sobretudo no pós-pandemia, estão preenchendo as salas de aula dotados de defasagens acadêmicas e emocionais. O perfil estudantil da citada escola não destoa dessa realidade. Assim, este projeto tem duas dimensões centrais, sendo elas: a socioemocional, ao passo que, visa instigar neles visão de futuro e instrucional, já que serão desenvolvidas habilidades essenciais para o ingresso e permanência no mundo do trabalho.
Considerando as dimensões e pretensões deste projeto apontamos que muitas melhorias serão colhidas. A primeira é motivar os estudantes a desenvolverem seus Projetos de Vida. Os debates, encontros e oficinas serão espaços para aprimoramento de habilidades voltadas à produção e interpretação textual em seus múltiplos aspectos de gêneros em diálogo com os diagnósticos desenvolvidos no componente curricular de propulsão.
Temos como resultados esperados aguçar a criticidade e criatividade, motivar e inspirar uma visão de futuro nos estudantes, aprimoramento de habilidades linguísticas e de comunicação, aprimorar a utilização das redes sociais como ferramenta profissional, entre outras.
...