ENGENHARIA DE TRÁFEGO,
Monografias: ENGENHARIA DE TRÁFEGO,. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edem • 2/12/2013 • 5.268 Palavras (22 Páginas) • 421 Visualizações
FEAP – FACULDADE DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA DE PIRASSUNUNGA
ENGENHARIA DE TRÁFEGO,
LOGÍSTICA E TRANSPORTE URBANO
LUIS ROBERTO DIAS
ENGENHARIA DE TRÁFEGO
GOIÂNIA-GO
2012
LUIS ROBERTO DIAS
ENGENHARIA DE TRÁFEGO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia de Tráfego Logística e Transporte Urbano pela , FEAP – Faculdade De Engenharia de Agrimensura de Pirassununga como requisito para obtenção do Certificado de Engenharia de Agrimensura.
ORIENTADOR: Profº Antonio Moacyr Rodrigues Nogueira
GOIÂNIA-GO
2012
LUIS ROBERTO DIAS
ENGENHARIA DE TRÁFEGO
Monografia submetida à Banca Examinadora composta pelos professores abaixo indicados, do corpo docente da FEAP - FEAP – Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga como parte dos requisitos necessários para obtenção do certificado de Engenheiro Agrimensor, tendo sido aprovado na sua versão final em ___/___/2012 com a nota_________.
Banca Examinadora:
____________________________
Prof.
FEAP
____________________________
Prof.
FEAP
____________________________
Prof.
FEAP
GOIÂNIA, 2012.
Ficha Catalográfica
DIAS, Roberto Luis.
Engenharia de Tráfego/ Luis Roberto Dias.
30 f.
Orientador: Antonio Moacyr Rodrigues Nogueira.
Trabalho de conclusão de curso (graduação) – FEAP – Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga - Engenharia De Tráfego, Logística E Transporte Urbano
Inclui Bibliografia.
DEDICATÓRIA
Ao Ser Supremo, pela vida e a possibilidade de empreender esse caminho evolutivo, por propiciar tantas oportunidades de estudos e por colocar em meu caminho pessoas amigas e preciosas.
AGRADECIMENTOS
É difícil agradecer todas as pessoas que de algum modo, nos momentos serenos e ou apreensivos, fizeram ou fazem parte da minha vida, por isso primeiramente agradeço à todos de coração.
EPÍGRAFE
Ninguém nunca conseguiu alcançar sucesso simplesmente fazendo o que lhe é solicitado. É a quantidade e a excelência do que está além do solicitado que determina a grandeza da distinção final.
RESUMO
Os estudos apresentados aqui demonstram o significado e a as dimensões do da engenharia de tráfego no Brasil, como um instrumento de ação e construção da engenharia necessária para o desenvolvimento de vias de transportes. Esta condição hoje é vista como imprescindível em todos os setores da engenharia nacional devido sua função estratégica no que diz respeito à vida de uma maneira mais ampla, com maior ênfase na estrutura rodoviária porque, em última análise, é a que mais solicita as ações deste setor, tanto no sentido quantitativo como no sentido qualitativo. Sendo assim, o que se observa mais objetivamente são os desempenhos desenvolvidos para atender finalidades de transporte e tráfego. A partir destas condições ou destas bases de atuação, a inserção da engenharia de tráfego que é vista normalmente como algo somente técnico passa a ser algo de fundamentação científica que se propõe a planejar e organizar o trânsito nos mais variados tipos de espaço. Como a engenharia de tráfego se ocupa mais com os conglomerados urbanos, suas variáveis inevitavelmente derivam das atividades das cidades, dos seus mercados, dos seus procedimentos sociais e econômicos. Tais atividades, de um modo geral, podem ser explicadas como o controle dos fluxos de movimentos necessários à sobrevida do ambiente urbano. Naturalmente que tal movimentação possui condições próprias que nem sempre são realizáveis pelos prováveis caminhos que se manifestam inicialmente, além de que nem sempre deve se priorizar os veículos mais velozes ou mesmo os mais utilitários. Problemáticas como estas estão sempre a se adequarem aos sistemas e vias que melhor atendem ao universo de imposições do tráfego. Basta imaginar que em função do crescimento e da ocupação dos solos os padrões da movimentação do tráfego são relativos às condições econômicas apresentadas pelos seus usuários.
Palavras-Chave:
...