ENSINO-APRENDIZADO DE QUANTIFICAÇÃO EM GEOGRAFIA NAS TURMAS 2011.2 E 2012.1 DO CURSO DE GEOGRAFIA
Por: mariaeduarda888 • 19/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.276 Palavras (6 Páginas) • 233 Visualizações
O ENSINO-APRENDIZADO DE QUANTIFICAÇÃO EM GEOGRAFIA NAS TURMAS 2011.2 E 2012.1 DO CURSO DE GEOGRAFIA
Thiago Alves Lacerda
Bolsista / CCEN / MONITORIA
Evanize Pereira dos Santos
Bolsista / CCEN / MONITORIA
Eduardo Viana de Lima
Professor Orientador / CCEN / MONITORIA
Richarde Marques da Silva
Professor Orientador / CCEN / MONITORIA
INTRODUÇÃO
Este artigo apresenta os resultados obtidos na monitoria da disciplina Quantificação em Geografia do Período letivo 2011.2 e 2012.1. Este trabalho é parte integrante do sub-projeto de ensino do Departamento de Geociências/CCEN/UFPB, intitulado “ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUANTIFICAÇÃO EM GEOGRAFIA: divulgação do saber geográfico através de análises estatísticas”.
A disciplina Quantificação em Geografia é voltada para a coleta de dados estatísticos e informação, que se utiliza de técnicas estatísticas, para a compreensão e análise do espaço geográfico (GONÇALVES, 1977). Essa disciplina se baseia nas teorias da Geografia Pragmática, também conhecida como Geografia Quantitativa, e tem nos métodos, dedutivo e indutivo, as formas de interpretação, que podem ser utilizadas em pesquisas geográficas, pois permitem a compreensão da dinâmica das condições ambientais e/ou socioeconômicas do espaço, auxiliando tanto a Geografia Pragmática quanto a Geografia Crítica (GERARDI e SILVA, 1981).
As principais características dessa corrente geográfica são: (a) a utilização do empirismo como método da pesquisa geográfica; (b) a idéia de que deve existir uma linguagem comum entre todas as ciências; (c) a não aceitação de um dualismo científico entre as ciências naturais e as ciências sociais; (d) maior rigor na aplicação da metodologia científica; (e) o uso de técnicas estatísticas e matemáticas que permitem a clareza na investigação científica, a partir da linguagem matemática e da lógica (SANTOS, 1997).
Dentre os trabalhos que utilizaram este método podemos citar Batella e Diniz (2006), que empregaram técnicas estatísticas, mais precisamente, medidas de tendência central e de dispersão em distribuições espaciais de pontos, no estudo da reestruturação espacial da criminalidade no Estado de Minas Gerais compreendendo o período entre 1996 e 2003.
As técnicas quantitativas na Geografia podem ser empregadas na elaboração de qualquer estudo geográfico. Pois, em qualquer trabalho que utilize dados estatísticos, os mesmos devem ser coletados, tratados estatisticamente e em seguida classificados em categorias para futuras análises (BURTON, 1977). Se a população (coleção de unidades individuais) pesquisada for muito grande, pode-se retirar uma amostra de dados, realizar testes estatísticos e interpretá-los utilizando algum método de análise geográfica. Esse procedimento acerca da população usando a informação da amostra, que se denomina de inferência estatística. Ao relacionamos os dados estatísticos a alguns fatores, tais como tempo, local e fenômeno, dizemos que estes dados formam uma série que geralmente pode ser Temporal ou Espacial, que juntas formam uma série estatístico-geográfica.
Atualmente, a disciplina de Quantificação em Geografia nos cursos de Geografia no país vem enfrentando dificuldades, no que tange a falta de falta de material bibliográfico sobre o uso de técnicas estatísticas na Geografia. Essa situação traz acarreta dentre os principais problemas, a evasão escolar e o elevado índice de reprovação na disciplina. Dessa forma, advêm a necessidade da construção de textos que resgatem a importância da Quantificação nos Cursos de Geografia. Assim, este texto tem por objetivo apresentar e discutir o uso de técnicas estatísticas no ensino-aprendizado de Geografia.
DESCRIÇÃO METODOLÓGICA
Para a realização deste trabalho, diversas etapas foram realizadas, a saber:
(a) Atualização de material didático da disciplina de Quantificação em Geografia.
- Elaboração de textos didáticos sobre o conteúdo da disciplina.
- Acompanhamento semanal do desempenho dos alunos da disciplina.
- Digitalização de material bibliográfico para elaboração de exercícios prático-teóricos.
- Auxílio por parte dos monitores aos discentes em horários extra classe
SOBRE AS ATIVIDADES DE DOCÊNCIA DURANTE A DISCIPLINA
Nos períodos letivos de 2011.2/2012.1 foram desenvolvidas inúmeras atividades na monitoria da disciplina de Quantificação em Geografia. Dentre as etapas realizadas, o acompanhamento dos alunos foi a mais relevante e a de maior importância no ensino-aprendizagem do conteúdo programático da disciplina, pois, durante as reuniões semanais com os alunos, observou-se quais eram as maiores dificuldades dos alunos, se no conteúdo teórico ou nas atividades práticas da disciplina.
As reuniões com os alunos interessados eram realizadas em horários extra-classe, bem definidos e para melhor auxiliar os alunos. No início das atividades docentes por parte dos monitores, poucos alunos procuraram a monitoria, mas, com o passar de algumas semanas, muito nos procuraram para marcar horários de estudos, informações sobre o curso e a disciplina.
É importante enfatizar que no meio do período houve mudanças na estrutura da disciplina, pois, foi trocado o professor responsável pela mesma, deste modo, muitos alunos tiveram dificuldades em encontrar o ponto norteador da disciplina, mas, logo foi sanado a situação, pois, juntamente com a nova professora foi traçado um meio pelo qual pudesse reverter a situação retrocitada.
...