Educação em crise
Resenha: Educação em crise. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 12/11/2014 • Resenha • 326 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
Educação em crise
Ao longo do tempo a função da escola tem sido deturpada, por interesses políticos divergentes, o que se faz perceber cada vez mais, aplicações de politicas compensatórias no âmbito escolar, essa políticas, bolsa-escola, bolsa-família, projovem entre outros, vem compensar uma divida muito antiga, sendo assim acaba fazendo com que as instituições escolares desempenhem o papel de distribuidora de renda, todavia o papel da escola como instituição educadora e construtora de conhecimentos vem se desfazendo.
O capitalismo como sistema politico vigente, faz a educação como parte das funções do estado, nesse contesto a educação não se aplica apenas como uma mera disseminadora de conhecimento, mais antes de tudo um sistema de promoção de justiça social. As igualdades meritocracias em uma sociedade em que o numero de pobres e demasiadamente maior do que de ricos, onde ainda existem pessoas extrema pobreza, onde há auto índice de criminalidade em bairros pobres, chega a ser contraditório dizer que a igualdade de oportunidades será desfrutada por todos da mesma forma, sendo que a condição social geralmente e o determinante em um sistema capitalista de competição. Dubet afirma “A expectativa dos professores é menos favorável às famílias desfavorecidas, que se mostram mais ausentes e menos informadas nas reuniões. O que leva a concluir que a competição não e perfeitamente justa”. A escola se encontra em uma fragilidade muito grande, em relação a violência com professores, baixa remuneração, falta de capacitação dos mesmos, alunos de baixa casse social que geralmente muito cedo tem que trabalhar para ajudar nas despesas de casa, alunos estes que vivenciam uma realidade de crimes, violência, prostituição, trafico, seria inviável deixar apenas para escola o papel social de combater todas essas mazelas sociais existentes em nosso país.
Em meio a essa crise em que a escola tem enfrentado, percebemos a fragilidade e ate a falta de propostas politicas realmente satisfatórias em ralação a fragilidade existente, se faz necessário projetos que tenham força para mudar a situação para melhor.
...