Escola Bbt Reforma Filial
Artigo: Escola Bbt Reforma Filial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jolysandim • 26/11/2013 • 272 Palavras (2 Páginas) • 362 Visualizações
Da análise, ainda que limitada, de estudos relacionados ao controle químico-mecânico da placa bacteriana, pode-se concluir que:
1. A colocação do aparelho ortodôntico fixo proporciona superfícies adicionais que favorecem a retenção de resíduos alimentares e dificultam a escovação dos dentes, propiciando ou aumentando o acúmulo de placa bacteriana e a inflamação gengival.
2. O controle Químico-Mecânico da placa bacteriana com dentifrício à base de Triclosan demonstra ser um método eficaz na redução da placa dentária bacteriana supra-gengival, sangramento gengival e da gengivite marginal.
3. Os principais recursos preventivos para controlar a placa bacteriana em pacientes sob tratamento ortodôntico fixo são a escovação motivada e o uso do fio dental.
4. Os vários agentes químicos são úteis como coadjuvantes, não podendo jamais substituir o uso da escova dental e do fio dental.
5. A educação, a motivação do paciente, o uso do flúor, são fundamentais para o estabelecimento de um protocolo de atendimento preventivo do paciente com aparelho ortodôntico fixo, no intuito de prevenir a cárie dentária e a doença periodontal.
Baseado no que foi descrito quanto ao controle químico-mecânico da placa, a higiene bucal deve ser um fator de primordial importância durante a terapia ortodôntica. Muitos ortodontistas não conseguem uma resposta satisfatória de seus tratamentos, em virtude de não se preocuparem com o estado de saúde gengival de seus pacientes, pois muitas vezes, comprometem a estabilidade do tratamento. É portanto de responsabilidade do ortodontista o espírito crítico no sentido de escolher o que deve utilizar para diminuir o acúmulo de placa bacteriana como também prevenir a atividade cariogênica em pacientes submetidos ao tratamento ortodôntico com aparelhos fixos, buscando assim, manter uma saúde bucal mais favorável e controlada.
...