TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de um Vulcão

Artigo: Estrutura de um Vulcão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  Artigo  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 6

Vulcões

Conceito:

Vulcão: E uma abertura na crosta terrestre, de formato cônico ou montanhoso, por onde saem magma, cinzas, gases e poeira (uma espécie de válvula de pressão). Esta estrutura geológica é formada, geralmente, a partir do encontro entre placas tectônicas e por materiais que são expelidos durante o processo da erupção vulcânica. Os vulcões são uma manifestação superficial da energia interna da Terra. A temperatura e a pressão são incrementadas na medida em que nos aproximamos do interior do planeta, alcançando uma temperatura de 5000°C no núcleo. O efeito combinado da temperatura e da pressão em diferentes profundidades provoca um comportamento diferente que se estruturam em diferentes camadas.

Estrutura de um Vulcão

Magma: E o material rochoso fundido, rico em gases, que se encontra armazenado na câmara magmática.

Lava: Material rochoso que resulta do magma, depois deste ter perdido os gases durante a erupção.

Câmara magmática: Local onde o magma e armazenado

Chaminé vulcânica: E a conduta por onde o magma passa até a superfície.

Cone ou edifício vulcânico: É a montanha formada pelas sucessivas erupções, que provocaram o acúmulo de materiais sólidos, tais como cinzas e lavas petrificadas oriundas do interior da Terra. O cone tem forma afunilada, terminada na cratera.

Cratera: Boca afunilada que se forma devido às explosões que ocorrem na fase inicial da atividade, é a parte côncava situada no topo do cone e está ligada a cratera ao ponto de erupção vulcânica.

Piroclastos: Fragmentos de rocha sólida que são expelidos para o ar pela erupção de um vulcão.

Mas nem todos os vulcões têm uma abertura circular para o exterior. Em alguns casos o magma é libertado por uma fissura. Assim, podemos considerar dois tipos de vulcões:

Vulcões do tipo central

A lava é libertada a partir de uma abertura circular – a cratera. Frequentemente os vulcões deste tipo apresentam cones vulcânicos com uma forma muito característica.

Erupção do vulcão Pacaya Equador.

Vulcões do tipo fissural

Não existe uma abertura definida. A lava sai através de uma fissura que se abre no terreno (falhas nas placas tectônicas).

Erupção fissural do Kilauea (Havai) em 1992.

Vulcanismo brasileiro

É conhecido que o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-americana, que é uma região estável, e a maior incidência de vulcões se dá nas regiões geológicas próximas às bordas das placas, ou seja, a região instável. Nas terras brasileiras não existem vulcões ativos, pois o relevo nacional se formou há milhões de anos. Portanto, os vulcões que chegaram a existir no país se tornaram extintos e atualmente não causam transtornos para os habitantes.

Os vulcões que existem no Brasil  são pontos turísticos, pois são marcados pela beleza. Eles ocorreram das formações geológicas vulcânicas na Era Mesozoica, que hoje se localiza a região Sudeste e Sul. Com o derramamento de lava, as terras desses estados adquiriram um solo bastante fértil, como no caso da “terra roxa”, de origem basáltica. Cada vulcão foi moldado pelo tempo, as erupções oceânicas deram início a algumas ilhas no litoral e, hoje, esses locais são habitáveis e muito belos.

Curiosidades

Fernando de Noronha

Poucas pessoas sabem, mas o belo arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha  era um conjunto de vulcões com cerca de 12 milhões de anos de história. Sua base tem 4 mil metros de profundidade, afinal, geralmente, os vulcões submarinos se solidificam rapidamente devido ao choque com água fria. Contudo, o vulcanismo intenso faz o magma emergir e formar ilhotas e ilhas.

Vulcão mais antigo em terras brasileiras!

Com cerca de 1.89 bilhão de anos o vulcão mais antigo já descoberto está dormindo na região amazônica. Essa maravilha da natureza faz parte de uma província de rochas vulcânicas nomeadas “Uatumã”, que se espalhava pelo Mato Grosso, Pará, Roraima, Amazonas até a Venezuela e o Suriname. O vulcão não está em atividade há muitos anos, sua altura original pode já ter chegado a 400 metros, próximo ao rio Tapajós.

Fotos de vulcões no Brasil

Pico do Cabuji é, segundo fontes não científicas, o único vulcão extinto do Brasil que ainda preserva sua forma original

Arquipélago de Fernando de Noronha

Os 10 vulcões mais ativos do mundo.

1– Kilauea - Hawaii – EUA

O vulcão mais ativo do mundo nos últimos tempos é o Kilauea, no Hawaii. Apesar do volume de suas erupções, é um dos mais visitados, pois mesmo com atividade constante a lava vem a tona e escoa lentamente

 2 – Tungurahua – Equador

Situado no Equador, o Tungurahua é um dos vulcões mais ativos dos últimos tempos. Uma das características mais assustadores deste vulcão é que a força das suas explosões é capaz de gerar tremores de terra intensos na região.

 3 – Rabaul - Papua Nova Guiné

O vulcão Rabaul fica na Papua Nova Guiné. Dizem os especialistas que uma erupção muito grande pode afetar o clima da terra como um todo.

 4 – SakuraJima - Japão

O Japão é afetado constantemente pelo movimento das placas tectônicas. Essa movimentação causa terremotos e também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com