Etapas e Formação de Blocos
Por: Aline Costa • 15/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 459 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
Etapas de formação dos Blocos
Quando nos referimos ao processo de formação dos blocos, estamos falando do seu período de formação e quais suas etapas até chegar ao que temos nos dias atuais. Sabe-se que o processo no qual a economia estava passando por um período de globalização, foi algo que contribuiu para que ocorresse uma diminuição das fronteiras e uma separação das nações.
Dado esse processo, grande parte das ações capitalistas levaram em consideração a consolidação de acordos que viabilizassem a obtenção de matéria prima, e com isso garantindo o surgimento de novos mercados consumidores de produtos industrializados.
Assim inicia-se o processo de formação de blocos econômicos, dando essas principais características dizemos então que o primeiro bloco a surgir há informações de que esse início deu-se devido ao fim da segunda guerra mundial e logo assim passou a ser integrado a Bélgica.
De nome BENELUX que acabou sendo uma vantagem atraindo vários países Europeus ao longo do período, e com o ingresso da Itália, Alemanha e França, foi esse bloco econômico que deu origem a CEE, sigla que classificava a comunidade econômica europeia.
Em 1992 o crescimento dessa comunidade acabou dando origem para a criação da União Europeia. De um ponto de vista político e econômico, a criação desses primeiros blocos tinha como objetivo de fazer uma recuperação no velho mundo após a segunda guerra mundial.
Após esse período, os blocos europeus tinham como objetivo de fazer frente ao poderio econômico e influência dos Estados Unidos e da antiga União Soviética na economia mundial.
Ao passar dos tempos outros blocos foram criados também com o mesmo objetivo. Em 1988 foi criada a zona de livre comércio integrada pelos países, Estados Unidos, Canadá e México que acabou por levar o nome de NAFTA. Ainda no continente Americano, Bolívia, Peru, Equador e Venezuela foram responsáveis por formar o Pacto Andino.
Na América do Sul, Brasil, Argentina e Uruguai, formaram o MERCOSUL. Já o Japão, China, Coreia do Sul, Tigres Asiáticos, Peru, Chile, Rússia, EUA, México e Canadá, formaram a APEC.
De forma geral, os blocos econômicos tem como objetivo e vantagens muito interessantes para o processo de viabilizar o acesso e o barateamento de determinados produtos que são caros e que geralmente não possuem ofertas, mas de outra maneira, esses tipos de ações acabam gerando a redução nas possibilidades de expansão da economia nacional em várias áreas em que os países parceiros possuem mais desenvolvimento.
Nos dias de hoje sabe-se que há uma grande crise enfrentada pelos blocos econômicos e que vem colocando em risco parte desses acordos. Em 2011 por exemplo, a crise da União Europeia colocou em dúvida a permanência de países como a Grécia, Espanha e Portugal no mesmo bloco, hoje alguns analistas ainda colocam em dúvida a sobrevivência dos blocos na economia internacional.
...