TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da População Mundial

Por:   •  26/5/2015  •  Dissertação  •  3.850 Palavras (16 Páginas)  •  1.292 Visualizações

Página 1 de 16

Índice

Introdução2

Evolução da População Mundial 3

Principais fases da Evolução Demográfica 3

Revolução demográfica (dos meados do século XVIII-XX) 4

Explosão demográfica (2.a metade do século XX e princípios de século XXI) 4

Tendências actuais Crescimento Demográfico nos países Demográficos nos países desenvolvidos e países em vias de Desenvolvimento5

Estrutura da População………………………………………………………………………. …. 6

Importância Sócio - económica do estado da Estrutura etária da População…………………….6

Principais Problemas Demográficos………………………………………………………………8

Envelhecimento da População…………………………………………………………………...11

Causas e Consequências dos Problemas Demográficos………………………………………....11

Relação População e ambiente…………………………………………………………………...12

Conclusão……………………………………………………………………………………...…14

Bibliografia………………………………………………….…………………………..……….15

        

[pic 1]

Introdução

Comecemos por fazer uma abordagem sobre a evolução da população mundial que Fazer afirmações precisa sobre a evolução da população mundial, em épocas bastante remotas, torna-se difícil, pois os dados disponíveis são escassos e resultam de estimativas elaboradas a partir de documentos cujo rigor não é possível ou fácil confirmar.

Portanto constata-se que é do conhecimento de todos que a população mundial tem aumentado ao longo do tempo, embora em ritmos de crescimento desiguais.

O presente trabalho contem os seguintes temas. Evolução da População Mundial 

Principais fases da Evolução Demográfica

Revolução demográfica (dos meados do século XVIII-XX). E entre outros temas a presente abordagem teve como fonte obtenção livro.

Evolução da População Mundial

Fazer afirmações precisas sobre a evolução da população mundial, em épocas bastante remotas, torna-se difícil, pois os dados disponíveis são escassos e resultam de estimativas elaboradas a partir de documentos cujo rigor não é possível ou fácil confirmar. Contudo, é do conhecimento de todos que a população mundial tem aumentado ao longo do tempo, embora em ritmos de crescimento desiguais. É também certo afirmar que nem todas as regiões do globo registam ou registaram uma evolução demográfica idêntica.

Actualmente, o aumento de efectivos humanos continua a verificar-se de uma forma heterogénea e nem sempre é acompanhado de um crescimento adequado da produção nos respectivos países. Esta discrepância entre o crescimento populacional e a produção de bens e serviços, acarreta sérios problemas de vária ordem, que iremos abordar ao longo desta temática.

É comuns os livros analisarem a evolução da população mundial em três momentos ou fases. Outros autores preferem não delimitar o espácio-temporal da evolução, devido aos aspectos destacados anteriormente.

Principais fases da Evolução Demográfica

A população mundial atravessou várias fases de evolução, que reflectiram numa dinâmica meramente heterogénea. Assim, as principais fases: regime demográfico primitivo, revolução demográfica e explosão demográfica.

Regime Demográfico Primitivo (até inicio do século XVIII)

Esta fase estende-se desde os primórdios da humanidade até meados do século XVIII (1750), em que a população conheceu regimes demográficos que se traduziram por um crescimento bastante lento, como consequência de altas taxas de natalidades e mortalidade. Com efeito, até essa altura, o crescimento populacional dependia fundamentalmente das condições naturais.

Aos bons anos agrícolas e de paz correspondiam aumentos da população que eram, no entanto, pouco duráveis, porque quase sempre se lhes sucediam períodos de fome, catástrofes naturais, errância das tribos, trabalhos penosos, doenças (peste negra, bubónica, antonina e justiniana), precárias condições médicas, higio-sanitárias, guerras que dizimavam grande parte da população.

Relativamente às elevadas natalidades, assentavam sobre a necessidade de um contingente populacional para anexação, conquista e expansão de territórios durante as guerras dos reinos e impérios. A falta de informação sobre os métodos anticoncepcionais, os casamentos prematuros, etc. Contribuíam para o aumento da fecundidade e natalidade.

Revolução demográfica (dos meados do século XVIII-XX)

 Neste período histórico, os ritmos de crescimento demográfico mundial conhecem uma aceleração. Se até ao século XVIII, o crescimento era lento, a partir do século XIX a situação modifica-se, isto é, verifica-se um crescimento rápido dos efectivos populacionais.

Numa primeira fase actuaram factores de natureza fortemente expansionista:

  • A revolução industrial criou numerosos empregos, permitindo melhorar a situação de

Uma boa parte da população que vivia da agricultura em condições deploráveis.

  • A agricultura melhorou a sua produtividade e produção merece do emprego de novas técnicas que possibilitaram a redução de número de trabalhadores e do número de horas de trabalho. Aliado a isso, os grandes episódios de fomes que até então se registavam, desaparecem consideravelmente.

  • A investigação no campo da medicina obteve avanços consideráveis que conduziram ao uso generalizado de vacinas e outros medicamentos que contribuíram muito no combate e redução de algumas doenças que dizimavam vidas humanas. Ainda nesta perspectiva, há que salientar, por exemplo, a descoberta dos raios X, os antibióticos, a célula, etc. Que contribuíram de grosso modo para a supressão das enfermidades.
  • Os progressos no domínio da higiene individual e pública permitiram uma acentuada melhoria nas condições de vida, reduzindo deste modo as doenças contagiosas. A conjugação destes factores permitiu uma forte redução nas taxas de mortalidade. As pessoas em idade de procriar foram menos atingidas pelas doenças e proporcionaram um aumento das taxas de natalidade.

Explosão demográfica (2.a metade do século XX e princípios de século XXI)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (213.3 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com