Exercicío De Geopolítica Regional
Trabalho Escolar: Exercicío De Geopolítica Regional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mayrelly • 15/11/2014 • 1.562 Palavras (7 Páginas) • 7.448 Visualizações
A Guerra Fria determinou um período de bipolaridade no mundo. Sobre este período, não é correto afirmar:
I) As colônias europeias iniciam um processo de descolonização, decorrente da perda do poder político europeu. Os processos de independência eclodiram e as lutas civis pelo poder local foram alimentadas pelas duas grandes potências: EUA e URSS.
II) A Guerra Fria foi um fator de estabilidade mundial, na medida que somente duas potências dividiam o poder.
III) Após a Segunda Guerra Mundial, os países do leste europeu decidiram pelo socialismo e romperam com os EUA.
IV) Em todo o período da Guerra Fria, o sistema econômico da União Soviética era comandado pelo planejamento burocrático.
V) Nas economias capitalistas, o sistema econômico era o capitalismo, porém com alguma intervenção estatal na economia. Este era o sistema econômico da socialdemocracia.
Alternativas:
A: Somente I e II estão incorretas.
B: Somente II e III estão incorretas.
C: Somente III e IV estão incorretas.
D: Somente IV e V estão incorretas.
E: Somente a V está incorreta.
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno: 1: Os países do leste europeu optaram pelo capitalismo, e o sistema econômico da União Soviética não era comandado pelo planejamento burocrático.
Sobre a Segunda Guerra Mundial não é correto afirmar:
Alternativas:
A: Foi um prolongamento da Primeira Guerra: disputas das potências industriais por mercados e matérias-primas, não resolvidas na Primeira Guerra e aprofundada para os países: Alemanha, Itália e Japão.
B: O Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha pelos vencedores da Primeira Guerra foi um dos motivos que levaram à Alemanha para a guerra. Em suas cláusulas mais importantes a Alemanha foi a única responsável pela eclosão da Guerra; perdeu todas as suas colônias e vários territórios alemães na Europa além de ser obrigada a enfrentar as limitações militares e pagamento de pesadíssimas reparações de guerra.
C: As duras condições do Tratado de Versalhes geraram, entre os alemães, um profundo ressentimento, responsável em grande parte pela ascensão de Hitler ao poder e que acabou desencadeando à Segunda Guerra Mundial.
D: Os países Alemanha, Japão e Rússia foram os principais países que se associaram em uma aliança denominada Eixo.
E: O Dia “D” ocorreu em junho de 1944, quando as tropas americanas-canadenses desembarcaram na Normandia, acelerando o fim da segunda Guerra Mundial.
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno: 1: Os países Alemanha, Japão e Rússia foram os principais países que se associaram em uma aliança denominada “Eixo”. A Rússia não fazia parte da aliança denomidada “Eixo”.
As diferenças ideológicas entre os dois blocos- o capitalista liderado pelos EUA, e o socialista liderado pela União Soviética, acabaram determinando a eclosão de uma nova geopolítica do mundo, a Guerra Fria.
Sobre a Guerra Fria não é correto afirmar:
Alternativas:
A: A disputa entre os dois blocos pela hegemonia planetária provocaria vários conflitos pelo mundo.
B: Durante mais de 40 anos, as duas superpotências mantiveram-se em clima de confronto permanente, chegando a um conflito armado direto.
C: A Guerra Fria assinalou a decadência geopolítica da Europa, sendo que este território foi bipartido em zonas de influência submetido aos EUA e à
União Soviética.
D: A disputa entre os dois blocos pela hegemonia planetária provocou uma corrida aos avanços militares e científicos.
E: Nas áreas coloniais da África e da Ásia ocorreu um processo de descolonização decorrente da relativa perda do domínio europeu no mundo.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno: 1: Essa resposta não condiz com a Guerra Fria.
Mais de uma década após a queda do Muro de Berlim em 1989, novas fronteiras político estratégicas e econômicas vêm sendo delineadas na Europa. As afirmações
abaixo revelam o movimento atual dessas fronteiras, EXCETO que:
Alternativas:
A: A extinção da fronteira estratégica da Cortina de Ferro tem permitido a expansão de estruturas do bloco ocidental para os territórios do antigo bloco soviético.
B: O alargamento do bloco ocidental europeu significa, porsua vez, o aprofundamento da influência estratégica norte americana na Europa.
C: Ucrânia e Belarus, integrantes da Comunidade dos Estados Independentes, funcionam como uma faixa estratégica entre o bloco ocidental e a Rússia.
D: O espaço Centro-Europeu vem sendo reconstituído pelos investimentos alemães em países ex-socialistas como a Polônia, a República Tcheca e a Eslováquia, além de
outros.
E: Após sua integração formal à Comunidade dos Estados Independentes, os Estados Bálticos, por intermédio da Polônia, estreitaram relações com a Europa Central.
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno: 1: Essa afirmativa não refere-se a queda do muro de Berlim.
A diferença socioeconômica entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos é cada vez maior, agravada pela aceleração do processo de globalização econômica. O aumento da pobreza no mundo relaciona-se a vários fatores.
Escolha a alternativa que melhor expressa essa realidade:
Alternativas:
A: Utilização de políticas públicas paternalistas nos países pobres; controle da natalidade nos países ricos; diminuição da fome nos países subdesenvolvidos.
B: Aumento da concentração de renda; aumento dos postos de trabalho nos países do sul; pouca qualificação da população nos países mais pobres.
C: Políticas públicas que favorecem a distribuição de renda; igualdade das oportunidades entre os diferentes países;
...