TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exodo Rural

Por:   •  7/9/2015  •  Dissertação  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 3

ÊXODO RURAL

    As primeiras cidades apareceram há milhares de anos, quando a Revolução Agrícola permitiu a sedentarização dos grupos humanos. Desde então, os homens iniciaram o longo processo de urbanização.

    Urbanização é o nome que se dá ao crescimento da população urbana em ritmo mais acelerado que o crescimento da população rural. A urbanização pode ocorrer de duas maneiras diferentes:

  • primeira, quando a reprodução natural da população das cidades é mais rápida que a população do campo, fato raro;
  • segunda, quando uma parcela da população do campo migra para as cidades. Esta foi a forma mais comum em quase toda a história. A migração do campo para a cidade é denominada êxodo rural.

   

    O êxodo rural pode ter muitas causas diferentes, sendo a mais trágica a guerra. Nas guerras, uma parte considerável da população camponesa procura as cidades para sobreviver.

    Os migrantes fogem das tropas inimigas, dos bombardeiros aéreos, dos saques e do terror promovidos pelo ocupante. Nas cidades, encontram alguma proteção, já que normalmente são as últimas partes do território a cair em mãos do inimigo vencedor.

    Uma das táticas mais comuns nas guerras modernas é forçar o deslocamento da população rural para as cidades. Dessa forma, desorganiza-se a produção de alimentos do país atacado e cria-se o caos nas áreas urbanas, obrigadas a alojar e alimentar os refugiados.

    Os Estados Unidos utilizaram essa tática na Guerra do Vietnã (1960/1973), bombardeando barragens primitivas, centenárias, que serviam para a irrigação dos arrozais e evitavam inundações catastróficas na época das chuvas.

    Porém, a causa mais comum do êxodo rural não é política ou militar: é econômica. A evolução técnica da agricultura substitui o trabalho humano pela força mecânica, eliminando empregos no meio rural. Desde a Revolução Industrial, as máquinas começaram a tomar o lugar dos camponeses, promovendo o êxodo rural.

    A Revolução Industrial não se limitou a eliminar trabalhadores da agricultura. Ela também criou empregos no meio urbano, atraindo os migrantes para as cidades, que cresciam sem parar. Mais tarde, o desenvolvimento do comércio e do setor de serviços urbanos (pedreiros, carpinteiros, engraxates, mecânicos, encanadores etc.), continuou a empregar os migrantes que deixavam o campo.

    A transferência das populações do meio rural para o meio urbano foi um fenômeno marcante, em todo o mundo, nos séculos XIX e XX. Em 1800, apenas 3 pessoas, em cada grupo de 100, moravam no meio urbano. Em 1850, a Europa, primeiro continente a conhecer o processo de industrialização, ainda tinha a maior parte da população vivendo no campo. Atualmente, mais da metade da população mundial vive no meio urbano.    

    O ritmo da urbanização é muito desigual, dependendo das condições de cada país. Na China, a maioria da população ainda vive nos vales dos grandes rios, que são áreas de cultivo de arroz ou trigo. Nos Estados Unidos, apenas 5 habitantes em cada 100 vivem no meio rural. No Brasil, a maioria vive nas cidades, mas ainda existe uma significativa parcela da população no meio rural.

    Em regra, quanto mais desenvolvido é um país, maior a sua urbanização. Nos países mais desenvolvidos, a agricultura foi completamente modernizada. A produção agrícola mecanizada praticamente eliminou a necessidade de trabalho humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com