Focos De Conflitos Na Comunidade Dos Estados Independentes (CEI)
Ensaios: Focos De Conflitos Na Comunidade Dos Estados Independentes (CEI). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luuih • 24/3/2015 • 309 Palavras (2 Páginas) • 579 Visualizações
Docente:
Discente:
Focos de conflitos na comunidade dos estados independentes (CEI)
Os estados independentes ficam situados entre o mar cáspio e o mar negro, a região do Cáucaso, cadeia montanhosa a sudeste da Europa, abriga etnias de religião cristã ou islâmica, que falam dezenas de lingas. Trata-se de uma área de tensões ou seja a muitas guerras principalmente entre os impérios russo, turco-otomano e persa e, mais recentemente, entre os estados nacionais duram mais de três séculos.
A Chechênia: e uma unidade da federação russa de maioria mulçumana, declarou-se independente em 1991. Em 1994, foi invadida por tropas militares russas o que eu deixou um saldo de 80 mil mortos. Apesar do acordo de paz de 1997, os conflitos entre os separatistas e o governo russo prosseguiram.
Em 1999, apois a invasão do vizinho Daguestão por guerrilheiros chechenos com a finalidade de criar um estado islamico, a chechênia sofreo um ciclo de violencia, dessa vez precedida por bombardeiros aerios intensos e culminado em um verdadeiro massacre de civis pelo exercito russo.
A ossétei do sul (maioria de origem persa e cristã) pertence a georgia, enquanto a ossétei do norte (onde há cristoes e mulsumanos) e uma unidade de federação russa. Com população e territorios divididos, ambas lutam pela indepedencia desde 1991.
A abkházia, os abacazes foram reduzidos a uma minoria depois do deslocamento de milhares de georgianos para a região, na época da extinta união sovietica desde 1922 os separatitas abecazes lutam contra a georgia pela criação de uma republica idependente.
Armenia e azerbaijão disputam a região de nagorno- karabakh, encravada no territorio do azerbaijão, país de origem mulsumana, com 80% da população cristã. Em 1991, essa região proclamou indepedencia iniciando uma serie de conflitos.
Em 1992, a Armênia conquistou o enclave e formou o corredor de latchine, ligando nagormo- karabakh a seu território. Apesar das conversações entre os governos da Armênia e do Azerbaijão, os c
...