Gestão Financeira
Trabalho Escolar: Gestão Financeira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolinek • 13/9/2013 • 495 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
Índice
O que é o Benchmarking
Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando (ou monitorando) o benchmarking.
Tipos
Existem pelo menos quatro tipos de benchmarking: benchmarking interno; benchmarking competitivo; benchmarking funcional e benchmarking genérico.
Principais vantagens do Benchmarking
Quebrar os paradigmas existentes, desafiando o usual;
Entender os melhores desempenhos do mercado e como a entidade e seus processos se comparam a eles;
Estimular a implementação de novas práticas e métodos de trabalho com foco em melhorias significativas;
Estabelecer padrões e objetivos de desempenho utilizando como referência, práticas que refletem o “estado da arte”;
Atender, de forma mais adequada, aos requisitos dos clientes e demais partes interessadas;
Identificar e utilizar as tendências de mercado em áreas relevantes do negócio;
Aperfeiçoar o sistema de gestão por meio do aprendizado contínuo;
Ajudar a entidade a entender melhor os seus processos e práticas de gestão;
Orientar a entidade na seleção e priorização dos projetos e metas de melhoria e dos recursos a serem alocados.
Visando reverter o quadro de fracassos e falências, surgiu mais precisamente nos anos 80 a gestão com livro aberto, criada por Jack Stack, um modelo de gestão com transparência total.
Talvez o último passo a ser dado pela empresa. Não seria apenas mais uma ferramenta de gestão, ela não explora apenas pontos específicos, e sim os pontos importantes.
Para que o conceito de OBM seja implantado é necessária total transparência, confiança e mobilização por parte dos funcionários fazendo-os pensar que são donos do negócio. Mas, nem todas as empresas estarão dispostas a utilizar essa ferramenta, a decisão deverá vir da alta gerência.
A gestão com livro aberto pode ser definida como uma ferramenta radical, pois é necessária uma inevitável delegação de poderes aumentando o nível de comprometimento e responsabilidade dos funcionários fazendo com que se sintam importantes dentro da empresa e lutem pela sobrevivência da mesma em prol de preservarem seus empregos.
O clima organizacional positivo é de suma importância para que a ferramenta seja bem aplicada, assim como a tecnologia da informação, sem ela seria impossível a comunicação dentro da empresa, a mesma
...