Granulometria
Tese: Granulometria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lethiene • 24/6/2014 • Tese • 589 Palavras (3 Páginas) • 639 Visualizações
Granulometria
Análise granulométrica é a determinação do tamanho de partículas presentes em um solo, expressa como uma percentagem do peso seco total.
Análise granulométrica de um solo consiste, portanto, em correlacionar a distribuição dos tamanhos dos grãos de solo com a porcentagem de ocorrência, representada graficamente pele chamada curva granulométrica.
O ensaio é composto por peneiramento e sedimentação.
Plasticidade e limite de Atterberg
Variando a umidade do solo, o mesmo atinge um estado de consistência denominado plástico.
Plasticidade: deformações contínuas sem variações consideráveis de volume e fissuramento.
Em função da quantidade de água no solo tem-se diferentes estados de consistência: sólido, semi-sólido, plástico, líquido.
Para solos finos: a presença da água tem grande influencia no comportamento do solo e sua plasticidade.
Para solos granulares: a presença da água não é significativa para o comportamento do solo, sendo mais importante a granulometria (exceção para areias fofas saturadas submetidas a cismos).
Limites de Atterberg – LL(limite de liquidez) e LP(limite de plasticidade)
IP(índice de Plasticidade): O índice de plasticidade (IP) é o intervalo entre o teor deumidade correspondente ao LL e ao LP.
IC (índice de consistência): O índice de consistência (IC) retrata em qual estado de consistência o solo encontra-se no momento, considerando a sua umidade natural:
IA(índice de atividade): O índice de atividade (IA) mede a influência da fração argila (argilominerais), no comportamento do solo.
Classificação dos Solos
SUCS
Nesse sistema os solos são classificados em três grandes categorias: Solos Granulares, desde que se tenha pelo menos 50% de material com diâmetro maior que 0,075 mm, ou seja, a porcentagem que passa na malha # 200 tem que ser menor do que 50%; Solos Finos, com pelo menos 50% passando na # 200 e os Solos Orgânicos.
AASHTO classifica os solos em vários grupos, Levando-se em conta resultados de ensaios de granulometria e dos limites de liquidez e de plasticidade.
Compactação dos Solos
Definição: Ação mecânica por meio da qual se impõe ao solo uma redução do seu índice de vazios, através da expulsão de ar.
O solo como material de construção usado em:
1. Aterros de diversas utilidades.
2. Pavimentação.
3. Barragens de terra.
4. Muros de arrimo.
5. Preenchimento.
A compactação é função de 4 variáveis:
1. Peso Específico.
2. Teor de Umidade.
3. Energia de Compactação
4. Tipo de Solo
Equipamentos utilizados
• equipamentos de pequeno porte (soquetes e
placas vibratórias);
• rolos estáticos: rolos lisos, rolos de pneus; rolos
tipo pé-de-carneiro;
• rolos vibratórios.
Parametros controlados em campo
• Densidade Seca
• Teor de Umidade
• Exemplo de especificações de referência
Ensaios “in situ”
• Frasco de Areia – consiste em deslocamento de massas, sendo a densidade da areia conhecida. O teor de umidade da amostra deve ser determinado
...