HISTÓRIA DO BRASIL III
Por: NyGhost • 25/10/2018 • Dissertação • 259 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
HISTÓRIA DO BRASIL III
Avaliação bimestral
Atenção: a avaliação deverá ser manuscrita e entregue (impreterivelmente) no dia 29 de maio (exceto se as aulas ainda estiverem suspensas). Me reservo ao direito de não aceitar a entrega caso as observações explicitadas não sejam cumpridas.
A avaliação é composta de 4 questões (sendo que as 3 primeiras valem 2 pontos e a última questão vale 4 pontos) e será considerado a clareza da argumentação, o diálogo com os textos/autores selecionados para a prova, a exatidão no uso de palavras/conceitos. As respostas que forem cópia ou paráfrase do que está contido nos textos não serão aceitas como válidas.
Com base nos 3 textos escolhidos (As marcas do período – Lilia M. Schwarcz; Os militares e a República – Celso Castro; Cidade Febril. Cortiços e epidemias na Corte Imperial – Sidney Chalhoub), responda:
1. Que elementos e/ou características compõem, na visão de Schwarcz, os traços essenciais da Primeira República no Brasil? (2,0 pontos)
2. De que forma Celso Castro compreende que se deu o processo de formação do “espírito de corpo” entre os estudantes da Escola Militar da Praia Vermelha? (2,0 pontos)
3. Detalhe como o conceito de “classes pobres, classes perigosas” foi interpretado no contexto brasileiro estudado por Chalhoub e como tal conceito diferia das formas como fora empregado ao longo do século XIX pela literatura e pela legislação policial europeia. (2,0 pontos)
4. Elabore um texto articulando elementos presentes nos escritos de Schwarcz, Castro e Chalhoub compondo uma interpretação do contexto da Primeira República a partir do que está contido nas análises de cada um desses autores. (4,0 pontos)
...