Mar do sul da china
Por: fncccr • 17/5/2015 • Monografia • 300 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
O processo de se escolher uma alternativa para solucionar um problema ou lidar com uma oportunidade se chama Tomada de Decisão. Para uma tomada de decisão, existem cinco passos básicos quais sejam: Reconhecer e definir um problema ou oportunidade, identificar e analisar cursos alternativos de ação, escolher um curso de ação, implementar o curso de ação preferido e avaliar os resultados, tomando as ações corretivas conforme necessário (SCHERMERHORN, 2007).
O Processo de Tomada de Decisão pode se desenvolver em três ambientes que se caracterizam pela certeza, pelo risco e pela incerteza. Segundo Schermerhorn (2007), o decisor encontra-se em um ambiente de certeza se dispuser de informações suficientes que o permitam prever o resultado da alternativa implementada; o que contrasta com o de incerteza; onde não existem informações disponíveis, tornando-se o ambiente mais difícil para decisão. No tocante ao ambiente de risco, o decisor por não ter certeza de resultados lança mão de dados estatísticos de ocorrência de probabilidades e ate mesmo de sua intuição (SCHERMERHORN et al., 2007).
Para tomar uma decisão, o individuo pode se deparar com problemas rotineiros onde pode adotar solucões padronizadas baseadas em experiências anteriores, bem como com problemas nāo-rotineiros que o obrigarão a desenvolver respostas específicas para resolvê-los (SCHERMERHORN et al., 2007).
Desta maneira, no campo de comportamento organizacional, existem dois modelos para tomada de decisão que consistem nas tomadas clássica e comportamental da decisão. O primeiro modelo oferece ao decisor todas as informações necessárias. Já o segundo modelo aceita que o ser humano toma decisões com limitações cognitivas que degrada dua capacidade de processamento de informações (SCHERMERHORN et al., 2007). Nesse sentido, a Teoria Comportamental indica que as pessoas decidem considerando apenas o que percebem dentro de um determinado contexto (SCHERMERHORN et al., 2007).
...