TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mata Atlântica

Dissertações: Mata Atlântica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 7

Mata Atlântica de União dos Palmares

A proposta que seria mais satisfatória para a solução do problema seria transformar essa nossa região em uma reserva municipal. Porque já que, na instancia do estado, encontra-se abandonada e sem fiscalização, a proposta seria de transformar a serra dos frios em uma reserva municipal porque o município iria ter, pelo menos teoricamente, mais condições de ajudar a preservar e até fiscalizar e cobrar das autoridades. Por exemplo: A serra dos frios é do município, seria muito mais fácil denunciar aqui na prefeitura, na secretaria do meio ambiente, do que se deslocar a Maceió para denunciar. Mas, essa proposta já foi levantada há muitos anos, desde 2007, só que o pessoal não tem interesse. A dificuldade enfrentada é que os políticos não têm interesse, porque vai ter que separar todo ano recursos para manter esta reserva. Tem que pagar guardas florestais, profissionais para fazer programas de educação ambiental, fiscalização, entre outros. Mas infelizmente os políticos que entram e saem da prefeitura não se interessam com isso, se interessam mais em saúde e educação, que são ditas como essenciais, deixando o meio ambiente de lado.

É por isso que infelizmente vemos essa situação. Eles pensam em saúde e educação porque vêm mais recursos do governo e chama mais a atenção da população, porém, infelizmente nem assim eles tomam conta desses recursos, deixando a desejar. Se isso ocorre com saúde e educação, com o meio ambiente a situação é ainda mais agravante, porque não tem recursos para esse fim, não tem o interesse de pegar tantos por cento do FPM (recurso da prefeitura) e colocar para as questões ambientais. Em decorrência disso, a proposta seria criar um parque municipal para investir em educação ambiental e fiscalização, mas para isso tem que ter recursos e interesse político que infelizmente não existem.

A iniciativa pode partir de um professor ou um grupo que pode se organizar e levar a proposta, mas quem tem que realmente dar a iniciativa e levar adiante é os políticos. Seria interessante a população se imobilizar para exigir uma providência do governo, para que este tome essa providência e invista para que dê certo.

A iniciativa não necessariamente, terá que ser apenas dos políticos, eles têm que ter interesse em fazer a coisa acontecer, mas a iniciativa pode partir da sociedade civil organizada, isto é, os estudantes, os professores, podem propor e exigir isso. “Poxa a serra dos frios está se acabando, porque não transforma em um parque municipal, em uma reserva municipal?” Existem outras propostas, mas essa seria a mais rentável e mais próxima da nossa realidade.

Toda a propriedade da Serra dos Frios é de União, União é do governo federal. Antigamente existia um órgão do estado que se chamava Cidade Hortigranjeira que desenvolvia projetos na área de produção agrícola e tinham técnicos do estado que desenvolviam manejos de plantio de hortaliças. Por causa da origem de seu nome, eles plantavam verduras, legumes e eles investiam em pesquisas. Só que com o tempo o estado foi abandonando a Cidade Hortigranjeira e começaram a vir às invasões, pessoas que tinham direito de plantar naquela terra, começaram a construir casas e depois disso, a lotear e vender os terrenos. E, como faz muito tempo as pessoas que estão lá, entra com o pedido de uso Ca pião e vão ter direito a terra porque estão ali há muito tempo, mas se tivesse feito um controle, uma fiscalização no inicio, não teria tido tanto impacto, tanto avanço, tanta invasão de terras de forma ilegal.

Agora não tem muito que fazer muita gente que esta ali, reside a mais de 20 anos. Nisso, o governo não pode chegar e dizer que querem a terra de volta, existe um direito que os protege, chama-se o direito do uso Ca pião. Logo no início é que deveria ter tido mais cuidado, porque hoje já que está invadido, o ideal não é tirar aquela população de lá, as pessoas que reside vão ter que continuar lá, mas irão ter que contribuir com a prefeitura. Criando esse parque, os moradores poderão explorar de forma sustentável os recursos naturais, ou seja, se ele hoje queima um hectare de mata para plantar banana, ele vai ter que fazer de outra forma, ao invés dele queimar, ele pega uma parte de sua propriedade para plantar banana e a outra parte para preservar, pois, tem que saber fazer uso sustentável dos recursos.

A serra da barriga sofre mais com as queimadas, que são conseqüências da pratica de queimada do solo, que infelizmente ainda acontece. Muita gente tem terras lá e muitos proprietários de terras que tem o direito de estarem na serra cultivam dessa forma. Toda vez que eles forem limpar o terreno tem que tocar fogo e infelizmente o fogo se espalha, sai da propriedade e passa para a mata. Por isso que a mata da serra da Barriga está sendo bem castigada, pois há um enorme índice de queimadas e incêndios, que não são acidentais, são propositais com o fim de limpar o terreno por parte dos agricultores que vivem lá.

Os programas de reflorestamento na Serra da Barriga foram feitos no inicio da década de 1990, e até a década de 1995, a UFAL investiu em reflorestamento e até hoje vemos resultados de que está bem diferente do que eram 30 anos atrás. Pois, era bem pior, e hoje pelo menos o plantor da serra, a região principal, está bem mais preservada. Mas, após esse projeto não foram implementados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com