Mato Grosso
Ensaios: Mato Grosso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tania009 • 10/11/2013 • 271 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
Tecnologia e Economia
Nos países desenvolvidos, a maior parte dos recursos destinados à pesquisa científica é gasta em atividades aplicadas. Nos países em desenvolvimento, parece dar-se o oposto. Os planos brasileiros até o momento não existe qualquer evidência de benefícios e esforços para criar conhecimento aplicado e levá-lo para as indústria. As empresas industrias brasileiras, têm mostraddo pouco interesse em pesquisa original e desenvolvimento.
Muitas pesquisas tecnológicas são realizadas em universidades e institutos ,as quais tornam-se relativamente baratas e sem maiores consequencias. Já para a adoção de um produto no mercado requer investimentos bem mais elevados e consideração atenta das condições do mercado, subjacentes ou previsíveis.
As razões de investir em uma tecnologia são muito mais do que simplesmete econômicas, pois incluem considerações como o orgulho nacional, a geração de empregos para tecnólogos, desenvolvimento de habilidades e de confiança tecnológica, criação de demanda para fornecedores de peças e o reforço de setores na burocracia pública.
Essas consideraçãoes têm como base a visão de que os mecanismos de mercado não podem levar um país subdesenvolvido a um estado de desenvolvimento econômico satisfatório e de justiça social.
Políticas que visam à autosuficeência tecnológica provocam alguns resultados: surgimento de indústrias ineficiente; manutenção de atividades de pesquisas caras, improdutivas e de baixa qualidade; crescimento de burocracias onerosas e lentas. A ineficiência do Estado prova dificuldades a projetos de autosuficiência tecnológica em países commo o Brasil e a Índia.
Entrtanto Coréia do Sul ou de Formosa, são exemplos de Estados fortes , criam políticas abrangentes, nas quais a tecnologia é promvida, não se orientando por um mercado livre, mas tendo em plena consideração suas implicações de mercado e de longo prazo.
...