Mercosul
Por: Felps_ • 20/5/2015 • Relatório de pesquisa • 725 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
Mercosul e o mundo
Nos últimos anos ocorreram algumas mudanças nas relações econômicas da América Latina no conceito e pratica de integração latino-americana. Visões antiquadas abriram novas portas para as novas conformações geoeconômicas.
O Mercosul tem estado no centro dessas novas visões, os resultados produtivos desse bloco permitiram novas negociações na área externa, no âmbito sul americano o Mercosul é o mais bem sucedido conformação geoeconômica. Desde sua criação em 1991 ele vem atingindo ótimos resultados contribuindo para a expansão do comercio.
Como prova temos os números mostrando que o comercio interno do Mercosul aumentou de quatro bilhões de dólares em 1991 para vinte bilhões em 1998, as importações dos pais e do Mercosul vindas do resto do mundo cresceram de forma expressiva, a participação do Mercosul na importações mundiais triplicou passando de aproximadamente trinta bilhões de dólares em 1990 para noventa e oito bilhões de dólares em 1998.
O processo de integração já atingiu um alto nível de amadurecimento, desde que foi assinado o protocolo de ouro preto em 1994 o bloco conta com uma personalidade a disposição dos países membros como representante único no dialogo com outros países e regiões. As vantagens de participar de um processo como Mercosul são diversas como dinamização econômica, consolidar a liberalização comercial, atração comercial, fortalecimento das instituições democráticas, entre outras. O Mercosul possui ótimo poder de intensificar e ampliar o relacionamento da região com o mundo.
Vale destacar que todos os países da América do sul fazem parte do bloco seja como estado parte ou estado associado, de forma que visam uma melhora econômica, politica, social e também que a negociações com ALCA, União europeia, México, Japão CER, África do Sul, Índia, Rússia, Organização de cooperação Econômica do Mar Negro, EFTA, Israel, etc.
No ano de 2007, Israel assinou o Tratado de Livre Comercio com o Mercosul , e em 2010 quem assinou o mesmo tratado foi o Egito. O valor das exportações de eletroeletrônicos do Brasil para os países do Mercosul chegou a US$ 1,6 bilhão no ano de 2014, a maior parte das importações do Brasil em relação ao bloco foi no setor de elétricos e eletrônicos totalizando o valor de US$ 191 milhões.
Mercosul e União Europeia
O Mercosul e UE assinaram em 1995 o Acordo- Quadro Inter-regional de Cooperação gerando talvez uma futura Associação Inter-Regional. O Acordo-Quadro é amplo e visa a cooperação em diversas áreas como meio ambiente, comercio, segurança, ciência e tecnologia entre outros. No Acordo-Quadro foram realizados encontros entro dois agrupamentos econômico e politico (Comissão Mista Mercosul-UE)
A Comissão Europeia em 1998 recomendou ao conselho a obtenção de mandato para negociar uma associação com o Mercosul. O projeto previa parceria politica, atividades de cooperação, e a criação de uma zona de livre comercio respeitando as normas da OMC. Somente a França apresentou ser contra a abertura do mercado agrícola a produtos do Mercosul.
Os Chefes de estado do Mercosul e chile e da União Europeia reuniram-se em 1999 para negociações sobre liberalização comercial entre Mercosul e UE e Chile e UE. Alguns princípios estabelecidos para as negociações abrangiam setores agrícolas, de serviço e industrial seguindo o principio do “single-undertaking.
Após reuniões do Conselho de Cooperação Mercosul-UE, os mesmos se divergiram em algumas questões, não havendo acordo sobre essas questões o Mercosul entendeu que o assunto deveria ser tratado pelo Comitê de Negociações Birregionais.
...