Metodologia Para Construção De Mapas Por Videntes E Cegos
Por: Danielle Vallejo • 15/3/2024 • Dissertação • 21.215 Palavras (85 Páginas) • 80 Visualizações
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CARTOGRÁFICA
RENAN RAMOS DA SILVA
MAPA TÁTIL: METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO DE MAPAS POR VIDENTES E CEGOS
Rio de Janeiro
INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
RENAN RAMOS DA SILVA
MAPA TÁTIL: METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO DE MAPAS POR VIDENTES E CEGOS
Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Mestrado em Engenharia Cartográfica do Instituto Militar de Engenharia, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ciências em Engenharia Cartográfica.
Orientador: Prof. Luiz Felipe Coutinho Ferreira da Silva
- D.E.
Rio de Janeiro 2013
C 2013
INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
Praça General Tibúrcio, 80 – Praia Vermelha Rio de Janeiro – RJ CEP: 22290-270
Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento.
É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa.
Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do(s) autor(es) e do(s) orientador(es).
526 | Silva, Renan Ramos da |
S586m | Mapa tátil: metodologia para construção de mapas por videntes e cegos / Renan Ramos da Silva, orientado por Luiz Felipe Coutinho Ferreira da Silva – Rio de Janeiro: Instituto Militar de Engenharia, 2013. 86p. : il Dissertação (mestrado) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2013. 1. Curso de Engenharia Cartográfica – teses e dissertações. 2. Cartografia. 3. Deficientes visuais. I. Silva, Luiz Felipe Coutinho Ferreira da. II. Título. III. Instituto Militar de Engenharia. |
INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
RENAN RAMOS DA SILVA
MAPA TÁTIL: METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO DE MAPAS POR VIDENTES E CEGOS
Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Mestrado em Engenharia Cartográfica do Instituto Militar de Engenharia, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ciências em Engenharia Cartográfica.
Orientador: Prof. Luiz Felipe Coutinho Ferreira da Silva - D.E.
Aprovada em 06 de setembro de 2013 pela seguinte Banca Examinadora:
[pic 1]
Prof. Luiz Felipe Coutinho Ferreira da Silva - D.E. do IME - Presidente
[pic 2]
Prof ª Juliana Moulin Fosse – D.C. da UFRRJ
[pic 3]
Prof. Leonardo Castro de Oliveira – D.E. do IME
Rio de Janeiro 2013
AGRADECIMENTOS
Se você está lendo esta página é porque eu consegui. E não foi fácil chegar até aqui. Das disciplinas, seminários até a conclusão do Mestrado, foi um longo caminho percorrido. “A sola do pé conhece toda a sujeira da estrada” (provérbio africano).
Agradeço a Deus pelas oportunidades que me foram dadas na vida, principalmente por ter conhecido pessoas e lugares interessantes, mas também por ter vivido fases difíceis, que foram matérias-primas de aprendizado.
À minha mãe pelo amor que me mostrou a direção correta e me ensinou a ter fé na vida. Principalmente por se tornar o meu maior exemplo.
Ao meu pai, pelo amor, carinho e compreensão durante minha vida acadêmica. Muito obrigado.
Aos meus familiares, em destaque a minha avó Elza, minha tia Dilza (saudades eternas) e meu padrinho Lauro, que me apoiaram de todas as formas possíveis, mesmo quando as vitórias pareciam ser impossíveis.
Agradeço especialmente a Danielle Vallejo pela compreensão, revisão e pelo conforto emocional que foram fundamentais nesta minha caminhada.
Ao meu eterno amigo Paulo Roberto Alves, que me encorajou em fazer o mestrado no IME e por todo apoio, confiança e motivação incondicional. A minha eterna gratidão aos professores Paulo Márcio Leal de Menezes e Manoel Fernandes pelo apoio nos momentos difíceis e oportunidades, sendo percussores dentro da minha vida acadêmica.
Agradeço ao Instituto Benjamin Constant, em especial ao Professor André pela compreensão e encorajamento e principalmente como um colega de trabalho tornou-se um grande amigo. Aos revisores e integrantes da DPME, pelos ensinamentos e dicas profissionais durante meu período de produção de material adaptado. Não poderia esquecer o Professor Vitor Alberto por contribuir de forma decisiva para o meu trabalho e meu caráter.
Aos professores e funcionários do IME que sempre se mostraram disponíveis, em especial aos professores Leonardo e Major Vagner pelas críticas nos seminários, promovendo qualidades no resultados do meu trabalho. Ao Sargento Aguiar pelo apoio e confiança.
Ao meu orientador, Luis Felipe, que esteve comigo em todos os momentos, com críticas construtivas e, sobretudo, por sua inteligência acompanhada de simplicidade e ironia. Obrigado por acreditar no meu trabalho desde o início, principalmente quando não deram valor.
...