Modernidade
Trabalho Escolar: Modernidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: werneck77 • 12/3/2015 • 1.098 Palavras (5 Páginas) • 250 Visualizações
Exercício
1ª. Escolha dois conceitos sobre a modernidade e elabora comentários (no mínimo 30 linhas) sobre os mesmos.
2ª. Relacione as concepções sobre modernidade de Karl Max, Durkheim, e Max Weber, e apresente as principais diferenças sobre eles.
3ª. Apresente seis características da modernidade e desenvolva um comentário explicativo sobre as mesmas.
4ª. Elabore um comentário (mínimo 40 linhas) sobre como na modernidade, o Homem, a Natureza, a relação Homem Natureza, o Espaço, o Tempo, o Sistema técnico, a Sociedade, a Pelotica e a Cultura são concebidos.
Resolução
“Geralmente percebido como positivista, tecnocêntrico e racionalista, o modernismo universal tem sido identificado com a crença no progresso linear, nas verdades absolutas, no planejamento racional de ordens sociais ideais, e com padronização do conhecimento e da produção” (David Harvey).
1ª Comentário: Destaca-se que em seu conceito de modernidade David Harvey fala sobre a padronização, linear, racional, ou seja, uma modernidade continua que não acaba que não muda naquilo que seja absoluto diferentemente de Berman que fala na transformação de se e do mundo. Então se conclui que Harvey se concentra na razão principalmente, técnico, ou seja, essa modernidade que se esta deparando com a ciência no cotidiano.
“A modernidade consiste em uma modalidade da experiência vital- experiência do espaço e do tempo, do eu e dos outros, das possibilidades e perigos de vida – que é partilhada por homens e mulheres em todo mundo atual. Ser moderno é encontrar-se num ambiente que promete aventuras, poder, alegrias, crescimento, transformação de si e do mundo – e, ao mesmo tempo, que ameaça destruir tudo que temos tudo que sabemos tudo que somos.” (Berman).
Comentário: A modernidade é onde estar-se vivendo hoje, ou seja, é o decorrer dos acontecimentos do dia a dia é uma “experiência vital” como diz Berman em seu conceito, ou seja, a mesma é uma modalidade de experiências, principalmente algo que acontece naquele momento com nos, ou com os outros, como também algo que ainda vira a acontecer. Berman também resalta que: “ser moderno é estar em um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, transformação de se o do mundo”, portanto é esta nesse meio onde se vive atualmente, onde praticamente tudo se transforma nada é continuo para sempre, e por isso ameaça se perder tudo que se sabe, então esse era seu conceito de modernidade.
2ª Karl Max que fala sobre o capitalismo como sendo transformadora principal que modela o mundo tem relação com Durkheim no trabalho humano como também com Max Weber a atividade humana, então a relação dos três é sem duvida o “Homem”. A diferença de Max para Durkheim é que Max fala do capitalismo como caráter da modernidade e Durkheim da industrialismo da divisão e não competição e Weber a racionalização ainda entrando em contato com as duas primeiras.
3ª ● A ideia de uma ciência objetiva.
Essa característica tem muito haver com a modernidade, pois tem relação com a ciência objetiva, ou seja, que tudo que acontece tem uma verdade absoluta por trás e essa ciência tenta explicar tudo através dos seus estudos e conhecimentos.
● Hegemonia da razão instrumental.
Entende-se que a dois polos epistemológicos o da razão e o da emoção, o da razão é o vencedor, ou seja, usa-e a ciência objetiva, as técnicas, física, e natureza, então essa hegemonia da razão é o que prevalece sobre a emoção e o que prevalece na sociedade atual como forma de entender o mundo.
● Substituição do tradicional pelo o novo.
Característica bem simples da modernidade de que sempre vai existir e vem ocorrendo desde muito tempo que é a substituição da tradição pelo o novo, ou seja, do velho do atual pelo
...