O Espaço, Natureza e Sociedade
Por: alissoncederj • 20/2/2018 • Artigo • 567 Palavras (3 Páginas) • 426 Visualizações
1. A partir do exposto em nossas aulas iniciais, diferencie “conhecimento geográfico” de “geografia moderna”. (2 ptos)
Resposta: O conhecimento geográfico, pode ser descrito como a Geografia desenvolvida no período em que compreende a Antiguidade Grega até a Idade Moderna. Nesse período, a Geografia, seguia uma linha de conhecimento,puramente descritiva dos fenômenos, baseada em fundamentos religiosos e na luminosidade atribuída às grandes autoridades, sem dar ênfase ao estudo da relação do ser humano com a natureza e o espaço, confinada à área do planeta conhecida como mundo antigo. Com o início das grandes navegações europeias e as transformações promovidas pelo Renascimento, o campo de conhecimento humano passou a ser expandido e o mundo começou a ser visto com outros olhos, pelos estudiosos. Começou a ser diversificada sua área de conhecimento e investigação, passando de pura descrição, para o estudo baseado nas relações do humanas com a sociedade e a natureza, tratada como sujeito na Idade Média, estudando os fatos e os fenômenos dessa inter-relação, constituindo-se como ciência humana no século XIX.
2. Complete corretamente cada frase a seguir. (1 pto cada)
a) O mapa “Theatrum Orbis Terrarum” de 1570 representa uma ruptura com o conhecimento geográfico medieval, pois demonstra, de maneira incrível, a imensidão da Terra, até então não conhecida pelo homem do “mundo antigo”.
b) A relação sociedade/natureza no contexto capitalista foi compreendida inicialmente com base na concepção de natureza como “objeto”, ou seja: Através da apropriação humana, baseada numa finalidade puramente mercantil, o acesso aos recursos existentes nesse meio natural, se dá através do capital, eliminando sua gratuidade natural.
c) Diferente do determinismo geográfico, o possibilismo la blachiano percebia as distintas paisagens observadas na superfície terrestre como resultado diferenciado pelos processos naturais e da ação das sociedades sobre o meio natural em que vivem.
d) Ver o mundo em que vivemos com um olhar geográfico significa perceber o espaço como dimensão da superfície terrestre, em que as relações entre a sociedade e natureza acontecem.
3. Julgue, com explicações, a seguinte afirmativa: As sociedades atuais representam efetivamente o alto nível de desenvolvimento técnico alcançado pela humanidade. (2 ptos)
Resposta: Os grandes avanços tecnológicos acontecidos ao longo da história, refletem profundamente na relação da sociedade com o meio em que vive. As modernas sociedades urbano-industriais são marcadas pelo alto uso da tecnologia, seja para as grandes empresas ou para os lares, com o fim de potencializar e facilitar trabalho e a sobrevivência. O espaço é moldado por esse meio técnico-científico-informacional, como dizia Milton Santos. O modo de produção industrial em massa, é essencial para suprir as necessidades dessa sociedade, que faz o uso das grandes invenções tecnológicas para interagir, entreter, trabalhar e diversificar o modo de vida. Esse é o perfil da sociedade moderna. Os avanços técnicos influenciam na identidade da atual sociedade.
...