TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAÍS BASCO

Por:   •  20/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

O país Basco é um território situado na Espanha e França, apesar do nome, não é considerado um país independente por estar em território Espanhol e Frances. É uma área de aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados. O povo basco tem aproximadamente 4 mil anos de história,conservou grande parte de seus costumes.O território pertenceu aos romanos, visigodos, mouros e francos e desde o século 15 pertence aos territórios Espanhol e Frances sendo que 90% está situado na Espanha.

2. PAÍS BASCO

O País Basco é o nome dado à região em que residem os bascos, localizada no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França, dividida pela cadeia montanhosa dos Pireneus e banhada pelo Golfo da Biscaia, localizado no nordeste do Oceano Atlântico localizado ao sul do Mar Céltico.

Em 1959, em plena ditadura franquista,inicia a campanha dos grupos radicais pela independência Basca com a criação do ETA (Euskadi Ta Askatasuna que significa "Pátria Basca e Liberdade"), é considerado por alguns países como organização terrorista por promover atentados urbanos às autoridades do governo e sociedade civil. Os atentados têm como objetivo pressionar o governo Espanhol e Francês a ceder o território para a instauração da nação basca. Em 1978, com a constituição espanhola, o país basco conquista grau de autonomia, e a maior parte do movimento vetam o uso de armas, criando partidos legais, porem outra parte da organização separatista decide continuar a luta, utilizando a violência como meio de intimidação.

Desde o inicio da formação da nação Basca, a região tem sido influenciada por diversos povos como: Celtas, Romanos, Francos, Visigodos, Muçulmanos, Castelhanos e Ingleses. Atualmente, recebe a influência da Espanha e França. Entretanto, o povo mantém sua identidade cultural, incluindo a Língua Basca.

O noroeste da Península Ibérica, incluindo o território basco, foi alcançado pelos romanos, no século I a.C.,Com a liderança de General Pompeu.O domínio foi consolidado apenas na época do Imperador Augusto.

À época do domínio romano, o território dos bascos incluía toda a cadeia montanhosa dos Pireneus, desde o Golfo da Biscaia até ao Mar Mediterrâneo.

Com a queda do Império romano do Ocidente, e as invasões bárbaras, os germânicos atravessaram os Pirineus ocidentais em 409 d.C.

Em todo o País Basco diversas organizações buscam autonomia e até mesmo a independência política, como o Partido Nacionalista Basco, Eusko Alkartasuna, Esker Batua, Aralar, Herritarren Zerrenda, Herri Batasuna, Euskal Heritarrok, entres outros.

Tanto Herri Batasuna como Euskal Heritarrok foram declarados ilegais pela Justiça espanhola por supostas ligações com o grupo ETA.

Não é um país politicamente independente, mas um país cultural. País que recebeu de seus invasores o reconhecimento. Uma cultura sobrevivente, milenar distinta das culturas Latinas, Anglo Saxônio, Escandinavo e entre outras que formaram o continente Europeu. O povo basco possuiu uma religião politeísta.

As casas bascas são imensas, Todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com