O menino e a caixa.
Por: Vitória Fernandes • 11/4/2016 • Trabalho acadêmico • 441 Palavras (2 Páginas) • 492 Visualizações
Do objetivo do texto
O texto fala de um menino que abria sua caixa todos os dias para receber diversos objetos e, com isso, ia amontoando-os e tentando coloca-los em seu devido lugar. Porém, faltava-lhe organização e conhecimento para administrar tal situação.
Diante disso, conforme o tempo passava e a quantidade de objetos aumentava, a caixa ficava cada vez mais completa e saturada, assim começou a ceder e os objetos que já havia lá dentro pareciam comuns.
Analisando o objetivo do texto de forma educacional, onde o entregado é o professor que deposita todo o seu conhecimento e tendo a possibilidade de transformação de mente (a caixa). O aluno recebe todo o conhecimento do educador, e, com isso, deve saber o que fazer com ele, e em certo momento despreza e o coloca na caixa. O educador precisa despertar a curiosidade e o desejo pela busca do saber em ambos. Enquanto isso acontece, as ideias absorvidas ficam desorganizadas dentro da caixa. Novas ideias e pensamentos tendem a surgir após a caixa se esvaziar.
Assim sendo, não importa o quão grande seja o conhecimento que o educador possui pois, o fator determinante no processo de ensino-aprendizagem é como o conteúdo é transmitido, ensinado e assimilado. Com isso, o surgimento de novos planos, pensamentos e opiniões é exponencialmente expandido possibilitando, destarte, a evolução do intelecto do ser.
Da relação do texto com as disciplinas
Neste bimestre, estudamos as disciplinas Homem e Sociedade, Interpretação e Produção de Texto e Elementos da Economia. Em ambas, tivemos uma visão geral de como é o comportamento humano e de como as culturas estão interligadas.
Em Interpretação e Produção de Texto aprendemos a importância da leitura para aprimorarmos o vocabulário e, consequentemente, aperfeiçoar a interpretação das obras lidas e a produção dos textos criados, bem como nos expressarmos de maneira correta e coesa.
Na disciplina Homem e Sociedade aprendemos que existe várias tipos de culturas e regras dentro de um povo e que elas estabelecem a ética da boa convivência em sociedade. Nota-se que é possível realizar um paralelo entre o texto e a disciplina em questão pois fica evidente que o menino tomou a forma do homem e a caixa, a da sociedade, haja vista que apenas ele é responsável por suas ideias quando recebe coisas que lhe é dada pelo entregador.
A disciplina Elementos da Economia busca o conceito de como trabalhar com recursos mínimos de maneira que possamos satisfazer de modo eficiente as vontades impostas pela sociedade. O paralelo que podemos realizar com esta disciplina é que o menino separava seus objetos de acordo com seu gênero e função, contudo, após juntar diversos objetos, já não possuía mais espaço e ficava confuso.
...