OS ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Por: raphaelrego • 28/6/2020 • Trabalho acadêmico • 498 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
UNIVERSIDADE
CURSO: GEOGRAFIA- LICENCIATURA
DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR (A) TUTOR (A):
ENTRANDO NO CLIMA”, UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS RELAÇÕES
ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE.
ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE:
RIO DE JANEIRO DE JUNHO DE
Quando se fala na relação humana com o ambiente em que vivem, uma das primeiras que coisas que nos vem à mente é sobre o lixo que produzimos. O que estamos fazendo com o planeta, o que vamos deixar para os nossos filhos e para os filhos deles? A sociedade evoluiu de diversas maneiras com o passar do tempo, entretanto num dos quesitos mais básicos o da gestão de recursos naturais ainda temos muito o que discutir e pôr em prática.
Temos por costume cobrar dos nossos governantes a solução dos problemas sociais. Mas, o que nós como indivíduos podemos fazer para amenizar os impactos causados ao meio ambiente, pelo nosso estilo de vida? Nem de longe somos lembrados de reciclar, reutilizar, consumir com consciência quanto somos bombardeados por anúncios que nos fazem querer consumir, usar, comprar, ter e possuir desenfreadamente.
Na zona oeste, mais precisamente no bairro de Campo grande e adjacências temos o serviço de coleta seletiva, que circula pelos bairros uma vez por semana. E após observar por alguns meses ficou nítida a baixíssima adesão por parte dos moradores ao serviço, bem como é pequeno o conhecimento por parte do povo sobre a existência desse tipo de serviço. Também foi possível observar que um contagia o outro com bons hábitos. O fato de um morador praticar a coleta seletiva na sua residência instiga a curiosidade em um ou mais moradores do seu entorno, o que gera um crescimento ainda que pequeno dos moradores que fizeram disso uma prática.
Também foi possível observar que muitos moradores aproveitaram o momento da pandemia para realizar reformas em suas residências, o que fez por consequência aumentar a utilização de um serviço antigo, o de “carroceiro”. Contratado para a remoção de resíduos das residências, o carroceiro não costuma ter como destino um local apropriado para o despejo desse material. Que nem sempre se trata apenas de entulho proveniente de construções, contendo também lixo comum, carcaça de animais, sofás, pneus usados entre outros. E para resolver o problema de um e se livrar do seu lixo acaba por gerar um problema social, onde ali acumula lixo, água parada e material orgânico tornando o local propício para a proliferação de roedores e insetos transmissores de doença, além de causar um grave problema de mobilidade urbana onde se vê os resíduos mal descartados porventura caindo para as vias publicas após ocupar toda uma calçada.
Esse tipo de atitude evidência claramente as relações humanas ao longo do tempo, um ciclo, onde basta que se livre
...