TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA GEOGRAFIA

Por:   •  11/5/2017  •  Artigo  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Imagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MÉTODOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA GEOGRAFIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FRANCINE DA CONCEIÇÃO SOARES – PROF.: ANA CLAUDIA – TURMA 2

SÃO GONÇALO, 2016.

 

Oliveira, Ariovaldo Umbelino de. Para onde vai o ensino da geografia?. Org.6.ed.- São Paulo: Contexto, 1998.

 

 

RESENHA

 

 

Texto A Natureza na Geografia do Ensino Médio de Marcos Bernardino de Carvalho.

 

O texto de Marcos começa demonstrando que o estudos das paisagens naturais não tem limites na disciplina da geografia, e que o homem é uma peça muito importante nesse meio, o homem entra numa luta de idéias, em que ele é submisso á natureza ou á natureza é submissa ao homem, ou os dois ao capitalismo. O objeto da geografia não está limitado só na descrição do espaço, que tem demostrado cada vez mais á ação do homem, principalmente envolvendo política e economia.

No ensino vai ter essa separação do quadro físico, do humano e do econômico, como se o aluno fosse incapaz de entender elas juntas. O professor de geografia passa para o aluno aprendizagem físico- descritivo, tudo resultando na economia. Já que é isso que á didática propõe, os professores ficam impedidos de questionar ou de desvendar os mistérios desses arranjos da geografia, mesmo com esses problemas eles (não os geógrafos), reconhecem que o mundo precisa ser mudado, mas infelizmente nada. O que compete hoje aos professores de geografia é só descrição, talvez qualquer outra disciplina compete á mudança.

Hoje á natureza, homem e a economia caminham juntas e na sala de aula para melhor compreensão faz a separação, cabe aos professores permanecer nessa mostrando os pontos bons ou ruins da relação homem-espaço, para que no fim tenha um resultado economicamente bom, vai partir primeiramente da descrição da paisagem e aos poucos enxerga-se o homem nesta paisagem. A geografia tem que diminuir esse papel dela na descrição do " aspecto intrativo" da ação humana, o homem não se sujeita á natureza e nem tenta dominar devido ás forças naturais, o homem não tendo a quem dominar, domina a própria espécie. Há uma grande preocupação em desenvolver conhecimento do que os professores querem construir, entre elas está a questão ambiental, é necessário que essa questão comece a ser visado devido aos fatores futuros catastrófico.

A geografia é mais do que descrição de quadros, mostra que o homem molda o mundo na maneira que ele quer o no que achar necessário, o fato também da desigualdade da relação homem-homem pode ter afetado a relação homem-natureza, o certo seria a geografia levar o aluno ao aprofundamento desses debate sobre os objetos da geografia, até porque ficaria difícil para uma criança entender que, a geografia serve antes mais nada para fazer a guerra, infelizmente é nos livros didáticos que os alunos se auxiliam, na qual o professor tem que se baseia para dar sua aula. Os professores tem que ampliar e levantar pontos, para modifica e aprimorar o espaço, para levar o aluno a entender que as paisagens são lugares que eles podem ter acesso, e cabe a ele interferir ou não nessa dinâmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com