Organização e Regionalização do Espaço
Por: Miriam Ferreira • 24/4/2016 • Trabalho acadêmico • 416 Palavras (2 Páginas) • 646 Visualizações
Discente: Miriam Elisângela Guerreiro da Vara
Disciplina: Organização e Regionalização do Espaço
Regionalização do Brasil.
No Brasil, a divisão regional passou por diferentes propostas com características diversas. Às vezes, quanto aos aspectos naturais, históricos, políticos, econômicos e até culturais. Na primeira regionalização oficial em 1945, o Brasil dividiu-se em cinco Grandes Regiões denominadas de acordo com sua posição geográfica, baseadas nos aspectos naturais e relacionando fatores físicos. Essa regionalização de 1945 foi considerada insatisfatória em 1964, pois já não atendia as necessidades das novas políticas de planejamento, que passam a incorporar assuntos como planejamento, desequilíbrios e desenvolvimentos regionais, considerando também os aspectos econômicos e produtivos do país. Mas a partir 1960, o Brasil entrou em uma nova fase conceitual e metodológica de divisão regional.
Regionalização do IBGE 1969
Os técnicos do IBGE entendiam que “a organização espacial de um país, do ponto de vista geográfico, implica a análise das duas ordens de fenômenos essenciais de uni-formidade do espaço: regiões homogêneas, tratadas como a forma de organização em torno da produção e regiões funcionais ou áreas distintas, analisadas segundo os fenômenos de interação e da vida de relação” (Galvão e Faissol, 1969). A divisão regional elaborada pelo IBGE e regularizada a partir de 1969, através do conceito geoeconômico e com finalidades pedagógicas, estipulava cinco Grandes Regiões e também unidades menores, as microrregiões homogêneas para observação de dados estatísticos.
Regionalização de Pedro Pinchas Geiger 1967
Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger propõe a divisão do Brasil, realizada a partir da formação histórica territorial de cada região, em três grandes complexos regionais, diferenciando-se por meio de três aspectos principais. Primeiro por especializações produtivas diferenciadas. Segundo através de diferentes métodos e intensidade no giro, no consumo e administração das atividades locais. Terceiro por distintas organizações do espaço.
Regionalização de Roberto Corrêa Lobato 1989
O geógrafo Roberto Lobato Correa propôs em 1989, uma regionalização do Brasil também dividida em três grandes regiões que estariam ligadas umas as outras, os “Três Brasis”. Essa nova proposta reestruturou o território e as suas desigualdades, constatando a mutabi¬lidade das regionalizações.
Conhecidas as semelhanças, podemos considerar esse modo de regionalização uma modernização da proposta de Pedro Pinchas Geiger, com veremos no mapa a seguir;
...