Os Impactos Socioeconômicos Das Grandes Navegações
Por: Aline Rosa • 12/10/2020 • Trabalho acadêmico • 354 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
Levando em consideração seus estudos relativos á Unidade 2 do CRC de história Econômica Geral e do Brasil, faça:
Uma breve dissertação de 1 lauda e no máximo 2 laudas, discutindo como as grandes navegações do século XV promoveram alterações profundas na maneira dos homens europeus compreenderem o mundo e, também, no modo de viver dos povos do chamado Novo Mundo.
Procure construir uma dissertação a partir das suas compreensões do conteúdo estudado na unidade indicada, evite cópia, reflita sobre o assunto de forma reflexiva e com suas palavras.
A visão por trás do início das grandes navegações do sec. XV
Quando se fala sobre a expansão marítimo-comercial, costuma-se falar sobre as razões políticas e econômicas que possibilitaram a ocorrência de tal fato histórico. Estes fatores são de fundamental compreensão para esta época em que os homens saem de sua terra natal para descobrirem outros povos e continentes. Mas como pode-se ver através de inúmeros documentos e relatos históricos não eram só estes os motivos que levaram os europeus a desbravar o planeta.
É sabido que na época haviam inúmeras histórias sobre terras distantes cercadas de maravilhas e criaturas terríveis circulavam entre os europeus mesmo antes da real descoberta de outros continentes.
Estes pensamentos eram carregados de crenças religiosas ao alternarem relatos que faziam lembrar a busca do paraíso perdido ou a temível descoberta do inferno. Também na época cientistas acreditavam na terra plana e em um abismo onde se encontravam feras terríveis. Dessa forma, o desejo pelo novo e o temor do desconhecido traziam uma contradição à aventura pelo mar.
Mas mesmo com a descoberta de novos povos, novos continentes essa visão de origem medieval não foi simplesmente abandonada a partir do momento em que os navegantes europeus criaram técnicas de navegação seguras e desmentiram vários dos mitos sobre as terras distantes. Quando chegavam das expedições além mar alguns viajantes costumavam falar sobre os costumes “demoníacos” das populações nativas e da “riqueza infindável” encontrada naquele novo ambiente que os cercava.
Pode-se dizer que esta época modificou muito a visão europeia do mundo, mas a visão medieval e religiosa de bestas, feras, crenças, céu e inferno ainda continuava entre o povo.
...