POTENCIAS DE TUCUMÃ (PROVÍNCIA DE ARGENTINA)
Tese: POTENCIAS DE TUCUMÃ (PROVÍNCIA DE ARGENTINA). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissa001 • 18/11/2014 • Tese • 452 Palavras (2 Páginas) • 185 Visualizações
POTENCIALIDADES DE TUCUMÃ (PROVÍNCIA ARGENTINA)
Empresarial
-economia: A economia tucumana se baseia, principalmente, no cultivo e processamento da cana de açúcar, da qual é o primeiro produtor do país. (65% da produção argentina).
A província de Tucumã representa cerca de 2,1% do PIB na Argentina. Isso faz com que a província seja a maior economia da Grande Região Norte da Argentina.
indústrias: automotiva (por exemplo, caminhões e materiais ferroviários oficinas importantes em Tafi Viejo), têxteis e calçados, doces, refrigerantes e papel, fábricas de cerveja, queijos finos e queijos (principalmente em Tafi del Valle)
Citricultura: O limão Tucumã domina a industrialização nesta categoria, que acontece em 8 fábricas (2004). Finalidades: suco concentrado congelado (usado em bebidas e aromas), óleos essenciais (usado em perfumes, sabonetes e aromatizantes) é obtido, pele desidratada e polpa congelada (útil para alimentos e pectinas farmacêuticas).
Outras frutas: a província é a maior produtora de abacate, com cerca de 1.000 ha e 2.100 t produzidas, também é produzido em grandes quantidades, mirtilo e morango. Tucumã é atualmente o segundo maior produtor de morangos do país, depois da província de Santa Fe apresentando a vantagem de ter frutos para a maior parte do ano. Cerca de 60% da fruta é vendida fresca e o resto é congelado e fabricada dentro e fora da província
Vegetais: As principais hortaliças cultivadas são tomate, alface, batata doce, batatas, ervilhas e melancias.
Pecuária: predomina criação de gado, ovinos e caprinos para consumo e produção de excelentes queijos (locais).
Apicultura: Tucumã é uma grande produtora de mel, em especial, o chamado "mel de limão".
Mineração: Há minas de sal e de escala, mica, argila, silte, gesso, calcário areia e cascalho menor.
Outras indústrias: inclui uma variedade de itens, incluindo alimentação, vestuário, metalurgia e máquinas pesadas. O item metalurgia adquiriu grande importância como fornecedor de mineração na região. Também desenvolveu recentemente a indústria do vinho, enraizada em Tafi del Valle.
Comércio internacional: O principal comprador da produção tucumana é Brasil, seguido por Estados Unidos, Rússia e Chile. No ano de 2007, as exportações de Tucumã cresceram U$S 755 milhões. Em 2008, o total exportado foi de U$S 1.034 milhões
-tamanho: 22,524 km² (menor província da Argentina)
-população: 1 448 200 habitantes (censo de 2010)
-geografia: Tucumã oferece uma geografia concentrada com uma extraordinária variedade de paisagens. Planícies ao leste e montanhas ao oeste, cujos maiores expoentes são os picos Calchaquíes e os Nevados del Aconquija. No sopé leste das serras há uma selva de imponente atrativo caracterizada por uma quantidade variada de ipês amarelos, cedros tucumanos, “lapachos rosados”, loureiros, nogueiras e outras espécies. A planície que percorre o rio Salí é ideal para o desenvolvimento agrícola por seu fértil solo e o apropriado clima.
Informações
...