PROJEÇÃO DE MERCATOR, PETERS, LAMBERT E ROBINSON
Por: Elis Maiara • 12/11/2019 • Trabalho acadêmico • 368 Palavras (2 Páginas) • 506 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE
PROJEÇÃO DE MERCATOR, PETERS, LAMBERT E ROBINSON
[pic 2]
Guarapuava, Pr
A Projeção de Mercator: é uma projeção cartográfica cilíndrica elaborada pelo geógrafo, cartógrafo e matemático Gerhard Mercator. É uma das mais utilizadas no mundo. . Gerard Mercator desenvolveu seu trabalho durante as grandes navegações do século XIV. Do continente europeu partiam navios para a África, América, e Ásia. A projeção é mais apropriada a navegação marítima e mostra uma visão eurocêntrica do mundo. A projeção de Mercator é do tipo conforme, isto é, conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas. Ela divide o planeta em 24 meridianos e 12 paralelos (os mesmos elaborados para estabelecer os fusos horários), igualmente espaçados e distribuídos sobre a camada terrestre. Nesta projeção os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos. Corresponde a um tipo cilíndrico pouco modificado. Nela as regiões polares aparecem muito exageradas.
A Projeção de Peters: Ao contrário da anteriormente citada, essa projeção sacrifica as formas em benefício da conservação da proporção das áreas. É, portanto, um tipo de projeção equivalente. Os meridianos e os paralelos também são linhas retas. Sua base também é cilíndrica equivalente, e determina uma distribuição dos paralelos com intervalos decrescentes desde o Equador até os polos.
A projeção de Lambert: Esta projeção sobrepõe um cone sobre a esfera terrestre, com dois paralelos de referência secantes ao globo e intersectando-o. Nesta projeção os meridianos convergem para os polos e os paralelos são arcos concêntricos situados a igual distância uns dos outros.
A projeção de Robinson: é uma projeção cilíndrica alifática elaborada pelo cartógrafo e geógrafo norte-americano Arthur Robinson. Nela, os meridianos são representados em linhas curvas ou elipse, enquanto os paralelos permanecem em linhas retas. Ela não preserva nem a forma e nem a correta área dos continentes. No entanto, ela consegue minimizar as distorções que ocorrem nesses dois aspectos. O uso principal da Projeção de Robinson não é destinado a atuações e representações técnicas – como no caso da projeção de Mercator, muito utilizada em navegações –, mas sim ao uso didático, tendo sido recomendada para tal fim por diversas instituições educacionais de todo o mundo.
Referencias:
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/projecao-mercator.htm (primeiro e quarto paragrafo)
http://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/projecoes_cartograficas.aspx
http://alunosonline.uol.com.br/geografia/projecoes-cartograficas.html
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/projecao-robinson.htm
...