PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO
Pesquisas Acadêmicas: PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: R1A2M3O4S5 • 13/3/2015 • 1.466 Palavras (6 Páginas) • 239 Visualizações
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Trabalho apresentado ao Curso de Geografia, nas Diciplinas de Organização do Trabalho Pagógico, Filosofia da Educação e Pensamento Pedagogico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Seminário daPrática II como requisito de avaliação.
Orientador: Marizete Cristina Bonafini Steinle
José Adir Lins Machado
Vilze Vidotti Costa
Mari Clair Moro Nascimento
Regina Célia Adamuz
Taise F. da Conceição Nishikawwa
Reinaldo Benedito Nishikawa
Ibaiti
2014
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
INTRODUÇÃO
Todo estabelecimento de ensino, possui seus objetivos, formas de se trabalhar, sua maneira de se organizar, sua pedagogia de ensino, e isso tudo pode e deve ser explicito no PPP – Projeto Político Pedagógico, documento fundamental e oficial de todas as escolas, nele reflete a proposta educacional da escola, servindo de embasamento por parte dos gestores, professores, funcionários, alunos, pais e comunidade para qualquer consulta e/ou decisões dentro do ambiente escolar. A sua criação deve ser realizada de maneira democrática, tendo o envolvimento de todos os segmentos, para assim construirem um PPP bem estrutura que garantirá a segurança para as tomadas de decisões.
O PPP é o documento que propõe de forma organizada o trabalho pedagógico visando à solução de conflitos na busca de relações sem nenhuma competitividade, corporativismo e até mesmo autoritarismo por parte da gestão interna da instituição. Vale ressaltar que a grande missão da escola é educar, preparar os educandos para que eles sejam responsáveis pela transformação e evolução da sociedade a qual estão inseridos e passem a perceber e defender os direitos e deveres perante a sociedade.
DESENVOLVIMENTO
O que é o projeto político pedagógico?
Ferreira, conceituou no sentido etimológico: “o termo projeto vem do latim projectu, particípio passado de verbo projicere que signifca lanças para diante. Plano, intento, desígnio. Empresa, empreendimento. Redação provisória da lei, (1975, p. 1.144).
A revista Gestão Escolar evidencia um maneira simples de compreensão sobre o PPP: “Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
• É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
• É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
• É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e prendizagem”.
A elaboração do Projeto Político Pedagógico pelas escolas tornou-se possível com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/96) que em seu artigo 12, prevê que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”.
Mas o pensamento dos estabelecimentos de ensino, não devem construir o PPP somente por ser estabelecido em lei, deve-se pensar na importância desse documento para a escola e para a formação dos cidadãos.
O projeto politico pedagógico deve ser um resultado de um período de reflexão e esforço de toda a comunidade escolar para buscar um futuro melhor para a escola e a melhoria da qualidade de ensino. Para Gadotti:
Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (GADOTTI, 1994: 579).
A sua construção não é fácil, envolver todos os segmentos – gestor, professor, funcionário, aluno, pai e comunidade – para descreverem metas e obejtivos se torna um trabalho árduo e momentos de grandes discussãoes. Nesse sentido, o Projeto Político Pedagógico se apresenta como um ato de coragem, coragem de enfrentar todas as dificuldades para construir a educação que se deseja. Ato de coragem porque parte do que está instituído, para rever o que precisa ser mudado e avançar na direção do que se deseja.
Sobre isso, Veiga afirma:
O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola e, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. Na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade (VEIGA, 1995:13).
Segundo Vasconcellos
...