Paisagens Culturais
Por: Mery Diana da Costa • 24/6/2015 • Resenha • 460 Palavras (2 Páginas) • 1.094 Visualizações
PAISAGENS CULTURAIS
Giuliana Andreotti
Meridiana Soares da Costa¹
Prof. Dr. Josué da Costa Silva²
Quando se olha para um cenário, um lugar ou extamente como aborda este livro uma paisagem, deve-se se ter a sensibilidade de uma artista, Andreotti define assim a Lehmann quando o geógrafo descreve sob sua ótica as paisagens da Grécia. “Se o descrever paisagem deve ser considerado como uma arte – e considera-se que o seja – a arte de Herbert Lehmann para descrever a paisagem é representativa daquele pensamento germânico sempre em conflito entre romantismo, irracionalidade, prazer estético e precisão científico-documentarista”. (Andreotti, p. 26).
Lehmann demostra seu fascínio pelas riquezas de detalhes e exuberancia das paisagens que ele descreve, e que para escrever sobre essas belezas não é utilizado somente o bom senso e o “achar belo”, precisase de alguns métodos descritivos para tal análise de estudo como:
- Valorização estética;
- Contribuição dos elementos culturais;
- Participação espiritual;
- Análise histórica;
- Processo temporal;
- Amálgama psicológico;
- Cromatismo.
A autora expõe que o fim, o propósito da descrição é sempre geográfico: a paisagem, como parece, não pode ser reduzida a uma simples enumeração de componentes, nem a uma análise dos objetos que dela participam, nem tampouco a uma fotografia que tenta representá-la completa, mas neutra. Então pode-se se dizer que tal paisagem é uma trama complexa, formada antes de tudo do confronto psicológico e somente depois de componentes históricos, literários, pictóricos e estéticos.
A diferença mais marcante entre paisagem geográfica e paisagem cultural, que parece apreender-se em Lehmann, reside em ser, a primeira um aspecto visual, tornando-se, a segunda, uma aparência visual integrada, em que a integração representa todo o percurso histórico, psicológico e cultural, sobre os quais já se teve oportunidade de discutir. A paisagem cultural é fruto de vivências, experiências intelectuais, produzidas pelo homem.
As paisagens agrárias e culturais não se excluem mutuamente, elas se definem. Não existe uma completa oposição destas, mas uma destinação específica do território em si mesmo. Paisagem agrária também é paisagem cultural, a única diferenciação é que na paisagem agrária busca-se sua origem étnica, antropológica.
O homem sempre protagonizou sua presença junto ao meio ambiente, moldando-o de acordo com suas necessidades, pode-se ver isso de maneira forçada quando precisa-se defender de grandes manifestações naturais ou mesmo pelo prazer de modificar uma abiente para melhor lher servir.
Andreotti nos apresenta em seu lívro uma série de conceitos para definira a paisagem e como estes se encaixam dentro da geografia, a relação de diversos lugares como, edificios, montanhas, o quanto um rio pode ser ignorado entre outros.
A relação homem e paisagem são significativas, pois algumas paisagens são construções da própria natureza, outras feitas pela mão do homem ao longo de sua existência para maior conforto em seu habitat.
...