Projeto Final UNIP
Por: 1415404 • 1/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.167 Palavras (5 Páginas) • 287 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA– UNIP
Curso de Geografia
Projeto Pedagógico:
Integração entre um ambiente não escolar e
uma escola
Trabalho 2
MARINGÁ-PR
NOVEMBRO/2015
Projeto Pedagógico:
Integração Entre um Ambiente não Escolar e
uma Escola
Projeto apresentado à Universidade Paulista-UNIP, do curso de Geografia, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina prática de ensino: observação e projeto, ministrada pela professora Raquel Bokums.
MARINGÁ
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................03
2 AS ARTES VISTAS COMO UM MEIO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO……………………………………………………………………………….........04
3 O PROJETO FUTURO & VIDA E SUA CONTRIBUIÇÃO COM O ENSINO CLÁSSICO NAESCOLAS………………….……………………………………………….06
4 CONCLUSÃO...........................................................................................................07
5REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................08
1 INTRODUÇÃO
No presente trabalho apresentaremos a Associação Internacional, como uma instituição não escolar que desenvolve atividades no campodas Artes e como estas contribuem para o ensino clássico nas escolas.
Esta Associação desenvolve o Projeto, o qual é direcionado ao público juvenil em prol de seu desenvolvimento ético e cultural.
Dentre as atividades deste projeto destacaremos a música. Apresentaremos sua contribuição no processo de uma aprendizagem mais significativa da parte dos alunos, em particular do público juvenil entendido na faixa etária de 10 a 14 anos. Contribuição esta junto às disciplinas clássicas como história e também na formação do caráter dos jovens.
2 AS ARTES VISTAS COMO UM MEIO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
2. 1 As artes e o desenvolvimento humano
As artes estão relacionadas ao raciocínio, pois esta “se define como o hábito, acompanhado pela razão, de produzir alguma coisa.” (ABAGGNANO, 2007, p.93) Portanto, as diversas artes como música, teatros, pinturas e outras, sempre estiveram presentes no âmbito da ação humana e, desde as primeiras civilizações, acompanharam o seu desenvolvimento.
O ensino das artes visa contribuir no progresso sócio-cultural dos indivíduos, pois além de analisar os objetos produzidos pelo homem a arte “envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.” (BRASIL, 1997, p.15) Assim, todas as formas de arte contribuem para o progresso humano.
O desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem e, portanto, não ocorre automaticamente à medida que a criança cresce; é tarefa do professor propiciar essa aprendizagem por meio da instrução.
2. 2 A música
Mas e a música, terá seu papel no desenvolvimento escolar e do carácter do indivíduo? Quais os benefícios que ela nos traz?
Esta questão foi analisada pelos sábios que nos precederam. Dentre estes, citamos, a título de autoridade em qualquer matéria relacionada ao pensamento humano, Aristóteles, o qual já ressaltava o papel da música nos seguintes termos:
A música não deve se praticada por um único tipo de benefício que dela possa resultar, mas para usos múltiplos, pois pode servir para a educação, para a catarse e, em terceiro lugar, para o repouso, o alívio da alma e a suspensão de todos os afãs. (Pol, VIII, 7,1341 b 30 ss, Apud ABBAGNANO, 2007, p. 805)
Queremos, como é evidente, ressaltar a influência da música sobretudo para a educação, como diz o filósofo. Mas, devemos manipular e direccionar a aplicação dos conceitos musicais para obtermos os resultados almejados, como o mesmo filósofo explica no trecho a seguir:
Disso resulta que é preciso fazer uso de todas as harmonias, mas não de todas no mesmo modo, empregando para a educação as que tem maior conteúdo moral, e para outras finalidades as que incitam à ação ou inspiram à comoção. (IDEM)
Portanto é importante ressaltar que a musicalização deve ser empregada de acordo com o objetivo que se tem em vista alcançar. A contextualização e o direcionamento serão ferramentas eficazes nas mãos dos docentes.
Também encontramos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) um grande incentivo ao ensino da arte musical devido a sua importância na formação dos futuros cidadãos.
3 O PROJETO FUTURO & VIDA E SUA CONTRIBUIÇÃO COM O ENSINO CLÁSSICO NA ESCOLAS.
3.1 O Projeto Futuro & Vida
Futuro & Vida é um projeto social e cultural, desenvolvido pelos Arautos do Evangelho, que é uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, direcionada ao público estudantil infanto-juvenil da rede pública de ensino, no qual oferece, de forma gratuita, o acesso às artes cênicas e à música erudita através de apresentações teatrais e de concertos, administrando cursos de teatro, canto e instrumentos clássicos. Visa deste modo proporcionar um ambiente sadio, capaz de auxiliar a juventude, ou simplesmente estabelecer um ensino paralelo que auxilie no seu progresso estudantil. É este o intuito dos Arautos do Evangelho com o ensino da música que de acordo com sua espiritualidade tem por escopo colaborar com o público juvenil na concretização de suas metas.
...